Mundo

UE pode pressionar bancos gregos para mudar dívida

Aumenta pressão para que os credores aceitem o adiamento do pagamento da Grécia

O Banco Central Europeu já disse ser contra a reestruturação da dívida grega (Daniel Roland/AFP)

O Banco Central Europeu já disse ser contra a reestruturação da dívida grega (Daniel Roland/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2011 às 13h13.

Bruxelas - A União Europeia (UE) pode pressionar os bancos gregos, principais credores domésticos do governo, a aceitarem uma ampliação nos prazos de vencimento da dívida, como parte de um novo plano do bloco destinado a conter a deterioração do Orçamento grego, disse uma autoridade.

Funcionários europeus têm se mostrado cada vez mais convencidos de que a dívida da Grécia, agora em mais de 340 bilhões de euros, terá de ter seu "perfil alterado", ou reprofiled, na expressão em inglês que vem sendo usada para indicar o reescalonamento dos vencimentos. Isso envolveria o adiamento nos pagamentos aos credores do setor privado do país para que o governo tenha tempo para implementar as reformas e reduzir os encargos da dívida.

As autoridades têm rejeitado que os credores da Grécia, em sua maioria grandes bancos europeus cujas bases estão fora do país, sejam forçados a aceitar o atraso nos pagamento. Mas os bancos domésticos da Grécia podem ser pressionados a estender o vencimento da dívida, disse a fonte. "Faz sentido que eles se engajem numa operação para garantir a sustentabilidade de seu país", disse a autoridade.

Os credores domésticos detêm 38% da dívida grega, segundo estimativas divulgadas em abril pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A fonte destacou que esta estratégia teria de ser aprovada por outros governos da Zona do Euro. O Banco Central Europeu (BCE) tem se declarado fortemente contrário à ampliação dos vencimento da dívida da Grécia. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsUnião EuropeiaGréciaCrise gregaDívida pública

Mais de Mundo

No 25º dia de guerra, Trump diz que Irã concordou que 'nunca' terá armas nucleares

Presidente do México diz que avalia aliança petrolífera com Brasil proposta por Lula

Príncipe da Arábia Saudita pressiona Trump para continuar guerra contra Irã, diz Jornal

Milei minimiza crimes da ditadura em vídeo sobre 50º aniversário do golpe