Exame Logo

UE diz ter "tudo pronto" à espera de notificação do Brexit

O governo de Theresa May anunciou que o Reino Unido ativará no dia 29 de março o Artigo 50 do Tratado Europeu de Lisboa

UE: a partir de 29 de março, Londres e Bruxelas terão dois anos para selar um acordo de divórcio (Francois Lenoir/Illustration/File Photo/Reuters)
A

AFP

Publicado em 20 de março de 2017 às 10h09.

A União Europeia tem tudo pronto visando às negociações do Brexit , indicou nesta segunda-feira um porta-voz da Comissão Europeia, depois que Londres anunciou seus planos para notificar, em 29 de março, sua vontade de abandonar o bloco.

"Tudo está pronto da nossa parte", afirmou o porta-voz do executivo comunitário, Margaritis Schinas, instituição que negociará com o Reino Unido em nome dos 27 países do bloco.

Veja também

"Estamos prontos para começar as negociações", acrescentou.

O governo de Theresa May anunciou que o Reino Unido ativará no dia 29 de março o Artigo 50 do Tratado Europeu de Lisboa, dando início formalmente a sua saída da União Europeia.

"Em junho, o povo britânico tomou a decisão histórica de abandonar a UE. Na próxima quarta-feira, o governo prosseguirá com esta decisão e iniciará formalmente o processo" de saída, disse em um comunicado o ministro a cargo do Brexit, David Davis.

Segundo o mesmo comunicado, o embaixador britânico na UE, Tim Barrow, já informou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, sobre a data em que o governo invocará o artigo e dará início ao primeiro abandono de um Estado membro em 60 anos de história do bloco.

A partir de 29 de março, Londres e Bruxelas terão dois anos para selar um acordo de divórcio que se espera que esclareça, entre outras coisas, se os europeus no Reino Unido manterão seus direitos, a conta que Londres deve pagar por seus compromissos orçamentários até 2020 e que esboce a nova relação comercial.

"Estamos no limite da negociação mais importante para este país em uma geração", acrescentou Davis.

"O governo é muito claro em seus objetivos: um acordo bom para todas as nações e regiões do Reino Unido e para a Europa; uma aliança nova positiva, entre o Reino Unido e nossos aliados e amigos da UE", estimou o ministro.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame