Ucrânia relata avanços significativos ao redor da cidade de Bakhmut
As declarações de Maliar foram divulgadas depois que uma fonte da cúpula militar ucraniana anunciou esta semana que as tropas russas recuaram em algumas áreas de Bakhmut, depois dos contra-ataques das forças de Kiev
Agência de notícias
Publicado em 12 de maio de 2023 às 07h08.
As tropas ucranianas conseguiram avanços significativos ao redor da cidade cercada de Bakhmut (leste), epicentro dos combates contra a Rússia há vários meses, anunciou nesta sexta-feira, 12, a vice-ministra da Defesa, Ganna Maliar.
"O inimigo sofreu baixas importantes. Nossas forças de defesa avançaram dois quilômetros nas proximidades de Bakhmut. Não perdemos nenhuma posição na cidade esta semana", afirmou Maliar em um comunicado divulgado nas redes sociais.
- Zelenski diz esperar visita de Lula à Ucrânia, após encontro com Amorim
- Calendário do mercado: balanço da Petrobras, CPI e o que mais moverá o mercado nesta semana
- Haddad: convite do G7 vem porque Brasil ganhará relevância na presidência do G20 e Mercosul
- Presidente da Comissão Europeia visita Kiev no 'Dia da Europa'
- Mais de US$ 8 bilhões do banco central russo são congelados na Suíça
- Secretário-geral da ONU afirma que 'no momento não é possível' uma negociação de paz na Ucrania
As declarações de Maliar foram divulgadas depois que uma fonte da cúpula militar ucraniana anunciou esta semana que as tropas russas recuaram em algumas áreas de Bakhmut, depois dos contra-ataques das forças de Kiev.
A Rússia, no entanto, negou na quinta-feira que a Ucrânia tenha registrado avanços em Bakhmut e afirmou que os relatos de perdas territoriais ao redor da cidade "não correspondem à realidade".
Grupo Wagner
O grupo paramilitar russo Wagner, que comanda o ataque terrestre de Moscou contra Bakhmut, reclamou recentemente da falta de munições e ameaçou abandonar a localidade se não recebesse mais apoio do Kremlin.
O Instituto para o Estudo da Guerra, com sede nos Estados Unidos, destaca em uma análise divulgada nesta sexta-feira que Kiev "provavelmente perfurou algumas linhas russas durante contra-ataques perto de Bakhmut".
LEIA TAMBÉM: