Mundo

Trump promete mudanças nos vistos H-1B, incluindo potencial cidadania

"Detentores do H1-B nos Estados Unidos podem ter certeza de que as mudanças estão chegando", tuitou o presidente

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Jim Young/Reuters)

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Jim Young/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 11 de janeiro de 2019 às 13h35.

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que está planejando mudanças nos vistos H-1B-- concedidos temporariamente a imigrantes altamente qualificados para que possam trabalhar em ocupações especiais -- que criariam simplicidade, certeza e uma possibilidade de os trabalhadores se tornarem cidadãos norte-americanos.

"Detentores do H1-B nos Estados Unidos podem ter certeza de que as mudanças estão chegando, o que trará simplicidade e certeza para a sua estadia, incluindo um caminho potencial para a cidadania. Queremos incentivar pessoas talentosas e altamente qualificadas a buscar opções de carreira nos EUA", disse Trump em um tuíte no início da manhã.

O republicano Trump e os democratas no Congresso estão em um impasse, com a recusa de encerrar com a mais longa paralisação na história do governo federal até que consiga 5,6 bilhões de dólares para construir um muro ao longo da fronteira sul do país.

Ao mesmo tempo que normalmente se retrata imigrantes sem documentados e requerentes de asilo tentando entrar no país através do México como criminosos e terroristas, ele frequentemente elogia aqueles que solicitam vistos H-1B, que devem ter um grau de bacharel ou superior.

A concorrência é grande para os vistos temporários. Em 2018, os Estados Unidos atingiram o limite do número de vistos H-1B que poderiam emitir, 65.000, na primeira semana de abril, segundo o Departamento de Segurança Interna.

(Reportagem de Lisa Lambert e Susan Heavey)

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpImigraçãoVisto EUA

Mais de Mundo

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo