Exame Logo

Trump nega caos no governo e cita "melhores indicadores em anos"

Destacando os desempenhos de indicadores e do mercado de ações, o presidente definiu que "o país vive um momento otimista"

Donald Trump: para a oposição democrata, grande parte dos números econômicos são legado das políticas de Obama (Joshua Roberts/Reuters)
E

EFE

Publicado em 31 de julho de 2017 às 12h00.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , ressaltou nesta segunda-feira que o país está registrando "os melhores indicadores econômicos em anos" e rejeitou as críticas de "caos" na Casa Branca com a recente renovação da sua equipe de comunicação e na chefia de gabinete.

"Temos um montão de recordes. Temos o mercado de ações mais elevado da história, os melhores indicadores econômicos em anos", salientou Trump durante o juramento do general aposentado John Kelly como chefe de gabinete após a destituição na sexta-feira passada de Reince Priebus, que esteve no cargo por apenas seis meses.

Veja também

"O país vive um momento otimista", acrescentou.

Previamente, em uma mensagem em sua conta no Twitter, o governante americano também se referiu "à menor taxa de desemprego em 17 anos e ao aumento dos salários".

A taxa de desemprego nos EUA se encontra em 4,4% e o primeiro cálculo do crescimento econômico no segundo trimestre do ano se situou em uma taxa anual de 2,6%.

A oposição democrata assinala, no entanto, que grande parte destes números econômicos são legado das políticas do predecessor de Trump, Barack Obama (2009-2017).

Por outro lado, o governante desmentiu que haja "caos" na Casa Branca depois que nas últimas duas semanas tenham sido destituídos Sean Spicer, ex-porta-voz presidencial, e o chefe de gabinete Priebus, e após a designação do controverso Anthony Scaramucci como diretor de comunicação.

Concretamente, a nomeação de Kelly, que vinha sendo secretário de Segurança Nacional e é um dos membros mais respeitados do governo, foi interpretada como um movimento para controlar a guerra interna na ala oeste da Casa Branca.

Trump afirmou que Kelly fará um "trabalho espetacular" no seu novo cargo, no qual começará a trabalhar hoje mesmo, e terá nesta manhã uma reunião com todos os membros do Executivo.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Governo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame