Exame Logo

Trump é impopular no exterior, mas admirado na Rússia e em Israel

Segundo uma pesquisa do Pew Research Center, os dois países são os únicos nos quais os entrevistados disseram ter mais confiança em Trump do que em Obama

Donald Trump: apenas 22% dos entrevistados disseram confiar em Trump para administrar o papel dos EUA nos assuntos mundiais (Kevin Lamarque/Reuters)
A

AFP

Publicado em 27 de junho de 2017 às 11h48.

O presidente americano, Donald Trump , é amplamente impopular no exterior, com a notável exceção de Rússia e Israel, onde é mais bem-visto do que Barack Obama - revela uma pesquisa do Pew Research Center realizada em 37 países.

Apenas 22% dos entrevistados disseram confiar em Trump para administrar o papel dos Estados Unidos nos assuntos mundiais, um percentual muito inferior aos 64% registrados por Obama nos últimos anos de seu governo, de acordo com o Pew Center.

Veja também

"A parte da opinião pública que tem uma opinião positiva dos Estados Unidos despencou em vários países na América Latina, na América do Norte, na Europa, na Ásia e na África", aponta o instituto.

A queda da confiança no presidente americano é particularmente pronunciada entre os aliados dos Estados Unidos na Europa e na Ásia, assim como no Canadá e no México, detalha a enquete.

Rússia e Israel são os únicos países, nos quais os entrevistados disseram ter mais confiança em Trump do que em Obama.

Em relação às medidas concretas propostas por Trump, 76% declararam ser contra seu projeto de construir um muro na fronteira com o México.

Percentuais similares de rejeição são registrados quando se trata de sua vontade de retirar os Estados Unidos de vários tratados internacionais, do Acordo de Paris sobre mudança climática e até em relação à proibição de que cidadãos de seis países muçulmanos entrem em território americano.

Em pesquisa divulgada nos Estados Unidos na semana passada pela CBS, Trump aparece com 36% de aprovação - o pior índice desde que chegou à Casa Branca em 20 de janeiro deste ano.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)IsraelRússia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame