Exame Logo

Trump diz que Peña Nieto está interessado em ajuda contra cartéis

Segundo Trump, Peña Nieto parece "muito disposto" a aceitar sua ajuda na luta contra os cartéis do narcotráfico

Trump: "gosto do povo (do México), gosto muito desta administração, ele é um bom homem" (Ron Sachs/Getty Images)
E

EFE

Publicado em 6 de fevereiro de 2017 às 10h27.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , disse neste domingo que seu colega mexicano, Enrique Peña Nieto, parece "muito disposto" a aceitar sua ajuda na luta contra os cartéis do narcotráfico, porque o governo do México "tem problemas para controlar" esse desafio.

Em uma entrevista à emissora "Fox News", Trump evitou responder diretamente à pergunta de que se durante sua conversa por telefone da semana passada com Peña Nieto, o ameaçou a enviar tropas ao México para combater os cartéis, como indicou uma versão de imprensa que foi desmentida categoricamente pelo governo mexicano.

Veja também

"Temos que fazer algo sobre os cartéis, falei com ele (Peña Nieto) sobre isso. É um muito bom homem, e temos uma boa relação", disse Trump na entrevista, transmitida neste domingo.

"Pareceu muito disposto a receber nossa ajuda, porque tem um problema e é um verdadeiro problema para nós; os cartéis estão operando em nosso país e envenenando a juventude de nosso país", acrescentou.

Trump também não respondeu a pergunta de que se o governo do México é corrupto, e se limitou a dizer o seguinte: "Gosto do povo (do México), gosto muito desta Administração, ele é um bom homem e nos damos muito bem".

"Mas têm problemas controlando alguns aspectos de seu país, não há dúvida sobre isso, e eu diria que as drogas e os cartéis da droga são o primeiro nesses desafios pendentes", acrescentou Trump.

O presidente dos EUA não confirmou se já tomou uma decisão sobre a possibilidade de impor uma tarifa de 20% às importações procedentes do México para custear o muro que quer construir na fronteira comum, uma das opções que a Casa Branca citou como possíveis para financiar o projeto.

"Atualmente estamos perdendo empregos que vão para o México", afirmou Trump, quando o jornalista lhe perguntou pela tarifa, e desviou a conversa para as fábricas que estão anunciando que se vão ficar nos EUA.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)México

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame