Exame Logo

Trump diz que não dará anistia a imigrantes e volta a criticar democratas

Ontem, Trump apresentou uma proposta na qual defende a construção do muro na fronteira com o México em troca da proteção de jovens imigrantes

Trump> presidente americano disse que não dará anistia a imigrantes (Chris Kleponis/Getty Images)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de janeiro de 2019 às 12h46.

São Paulo - Após os democratas rejeitarem o novo plano de Donald Trump , o presidente dos EUAdisse que não dará anistia a imigrantese que sua oferta continua sendo uma extensão do programa em três anos. Trump também voltou a atacar a presidente da Câmara, Nancy Pelosi.

"Não, a anistia não faz parte da minha oferta. É uma extensão de 3 anos do DACA. A anistia será usada apenas em um negócio muito maior, seja na imigração ou em outra coisa. Da mesma forma, não haverá grande esforço para remover as 11 milhões de pessoas que estão aqui ilegalmente, mas tenha cuidado Nancy!", escreveu Trump em seu Twitter.

Veja também

Daca é a sigla em inglês do programa Deferred Action for Childhood Arrivals, que concede autorização temporária para morar, trabalhar e dirigir nos EUA aos que entraram no país de forma ilegal quando eram crianças.

Ontem, Trump apresentou uma proposta na qual defende a liberação de US$ 5,7 bilhões para a construção de um muro ou barreira de aço na fronteira com o México em troca da proteção de três anos contra deportação de milhares de jovens que imigraram quando eram crianças para os EUA com seus pais sem status legal.

Trump também criticou o fato de os democratas rejeitarem seu plano antes mesmo dele fazer o anúncio. "Nancy Pelosi e alguns dos democratas recusaram a minha oferta ontem, antes mesmo que eu me levantasse para falar. Eles não veem crimes e drogas, só veem 2020 [eleição] - que não vão ganhar. Temos a melhor economia! Eles devem fazer a coisa certa para o país e permitir que as pessoas voltem ao trabalho", acrescentou.

Segundo Trump, em seu Twitter, "Nancy Pelosi se comportou de maneira tão irracional e foi tão longe à esquerda que agora se tornou oficialmente uma democrata radical. Ela é tão petrificada dos 'esquerdistas' em seu partido que ela perdeu o controle ... E a propósito, limpe as ruas de São Francisco, elas estão nojentas!", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Imigração

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame