Exame Logo

Trump diz ao Afeganistão que espera ver resultados reais no país

O presidente assegurou que os Estados Unidos "continuarão apoiando o governo afegão e os militares afegãos enquanto enfrentam os talibãs"

Donald Trump: "depende do povo do Afeganistão tomar as rédeas de seu futuro, governar sua sociedade e conquistar uma paz duradoura" (Joshua Roberts/Reuters)
E

EFE

Publicado em 22 de agosto de 2017 às 06h33.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , advertiu nesta segunda-feira ao governo do Afeganistão que seu apoio "não é um cheque em branco", e que espera ver "reformas" e resultados "reais", após anunciar que reforçará a estratégia militar no país.

"Os Estados Unidos trabalharão com o governo afegão sempre que houver determinação e avanços. No entanto, nosso compromisso não é ilimitado, e nosso apoio não é um cheque em branco", disse Trump em um discurso na base militar de Fort Myer, no estado da Virgínia.

Veja também

"O governo do Afeganistão deve assumir sua parte da carga militar, política e econômica. O povo americano espera ver reformas reais, avanços reais e resultados reais. Nossa paciência não é ilimitada, e manteremos os olhos abertos", enfatizou o governante.

Trump se comprometeu a proteger "as vidas americanas e os interesses americanos" ao continuar com uma guerra na qual os EUA já estão envolvidos há quase 16 anos, e onde agora há 8.400 soldados americanos.

O presidente assegurou que os Estados Unidos "continuarão apoiando o governo afegão e os militares afegãos enquanto enfrentam os talibãs ".

"Em último caso, depende do povo do Afeganistão tomar as rédeas de seu futuro, governar sua sociedade e conquistar uma paz duradoura. Somos um aliado e um amigo, mas não ditaremos ao povo afegão como viver e como governar sua complexa sociedade", afirmou Trump.

"Não vamos voltar a construir nações. Vamos matar terroristas", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Terrorismo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame