Exame Logo

Trump acusa líder democrata de "minar democracia dos EUA"

Em carta para Nancy Pelosi, presidente norte-americano classifica o esforço da Câmara por seu impeachment como uma tentativa de golpe partidário

Donald Trump: presidente dos Estados Unidos enviou carta à líder democrata Nancy Pelosi (Kevin Lamarque/Reuters)
A

AFP

Publicado em 17 de dezembro de 2019 às 18h43.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , acusou nesta terça-feira (17) a presidente da Câmara de Representantes, a líder democrata Nancy Pelosi, de "minar a democracia" do país com o processo de impeachment contra ele.

Em uma carta de mais de cinco páginas em tom raivoso, Trump disse à Pelosi que "a história a julgará duramente", às vésperas de a Câmara formalizar sua acusação contra Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso.

Veja também

Relembrando um famoso erro judicial do século XVII, garantiu que teve menos direitos do que "aqueles acusados nos julgamentos das Bruxas de Salem". Controlada pelos democratas, a Câmara deve formalizar nesta quarta-feira a acusação de abuso de poder e obstrução do Congresso apresentadas contra Trump.

Em declarações a jornalistas na Casa Branca, Trump voltou a rejeitar as acusações. "É uma farsa total", afirmou. Ao ser questionado sobre se tem alguma responsabilidade nesta crise, limitou-se a responder que "nenhuma". Na carta, acusou Pelosi de ser culpada.

"É você que interfere nas eleições dos Estados Unidos. É você que mina a democracia americana. É você que obstrui a Justiça. É você que traz dor e sofrimento para nossa república, para seu benefício próprio - pessoal, político e partidário", escreveu. "Isso não é nada mais do que um golpe de Estado ilegal e partidário", insistiu Trump.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Impeachment

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame