Mundo

Trem que descarrilou nos EUA estava acima da velocidade permitida

Trem circulava a 128,7 quilômetros por hora em uma área onde deveria passar a 48,2 quilômetros por hora

Descarrilamento: no acidente, 13 dos 14 vagões do comboio 501 descarrilaram na viagem inaugural e alguns acabaram na autoestrada I-5 (Steve Dipaola/Reuters)

Descarrilamento: no acidente, 13 dos 14 vagões do comboio 501 descarrilaram na viagem inaugural e alguns acabaram na autoestrada I-5 (Steve Dipaola/Reuters)

E

EFE

Publicado em 19 de dezembro de 2017 às 08h18.

Última atualização em 19 de dezembro de 2017 às 08h52.

Los Angeles, Estados Unidos - O trem que descarrilou ontem em DuPont e caiu sobre uma estrada no estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, circulava a 128,7 quilômetros por hora em uma área onde deveria passar a 48,2 quilômetros por hora, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira.

A porta-voz da Junta Nacional de Segurança no Transporte (NTSB), T. Bella Dinh-Zar, disse em coletiva de imprensa que os dados foram obtidos da caixa preta da locomotiva do comboio que viajava entre Seattle e Portland e em cujo acidente três pessoas morreram e dez ficaram feridas.

No acidente 13 dos 14 vagões do comboio 501 descarrilaram na viagem inaugural e alguns acabaram na autoestrada I-5, que nesse momento estava na hora do rush.

O acidente aconteceu nos arredores da localidade de DuPont, situada 80 quilômetros ao sul de Seattle e um dos vagões, fabricados pela espanhola Talgo, ficou suspenso entre a ponte e a estrada.

Vários automóveis se chocaram após o descarrilamento do comboio, o que provocou feridos entre os motoristas e passageiros dos carros, mas não vítimas mortais.

O serviço ferroviário Amtrak informou que no comboio 501, que cobria o trajeto inaugural da nova rota e que tinha saído às 6h de Seattle, viajavam 77 passageiros e sete funcionários da companhia de transporte.

A nova rota faz parte de um programa para melhorar e acelerar as comunicações na área que, no seu conjunto, custou US$ 800 milhões, de acordo com os dados oferecidos pelo Departamento de Transporte do estado de Washington.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-tremEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"