Mundo

Trem liga Barcelona a Paris e amplia turismo e economia

Espanha e França inauguraram neste domingo quatro rotas diretas em trem de alta velocidade, entre elas a que une Barcelona e Paris em seis horas e 25 minutos

O governo confirmou assim a decisão de junho de 2011, quando tomou posse, de suspender o projeto
 (Josep Lago/AFP)

O governo confirmou assim a decisão de junho de 2011, quando tomou posse, de suspender o projeto (Josep Lago/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2013 às 14h59.

Barcelona - Espanha e França inauguraram neste domingo quatro rotas diretas em trem de alta velocidade, entre elas a que une Barcelona e Paris em apenas seis horas e 25 minutos, e destacaram que abrem novas oportunidades econômicas e turísticas para os países.

O novo serviço foi inaugurado com um ato solene no Palácio dos Reis de Mallorca de Perpignan (no sul da França), onde chegou hoje o primeiro trem de alta velocidade (TGV) vindo de Barcelona (no nordeste da Espanha) após uma hora e 10 minutos de viagem e com autoridades dos países entre os mais de 800 passageiros a bordo.

A ministra espanhola de Fomento, Ana Pastor, e o vice- ministro de Transportes da França, Frédéric Cuvillier, qualificaram de 'histórica' a viagem deste domingo, porque representa o fim 'das fronteiras' ferroviárias entre os países.

Os representantes destacaram as 'oportunidades' econômicas e turísticas que estas novas conexões abrem: Barcelona-Paris, com dois trens diários por sentido; Madri-Marselha, através de Barcelona e em sete horas; Barcelona-Lyon, em 4 horas e 53 minutos, e Barcelona-Toulouse, em três horas.

Pastor declarou que 'os Pirineus (as montanhas) deixam de ser uma barreira' entre os dois países, e reforçou que a aliança entre as empresas Renfe e SNCF para permitir estas conexões são consequência 'do diálogo e do entendimento' entre os governos.

As rotas iniciadas este domingo 'são um meio de transporte rápido, cômodo e seguro', e para Pastor as conexões 'abrem novas oportunidades de mobilidade e de troca' entre França e Espanha.

O mercado atual dos deslocamentos entre Espanha e França é de 82 milhões de viagens anuais, 89% delas em veículo privado, e agora a alternativa ferroviária de alta velocidade fará concorrência ao automóvel, ao ônibus e até ao avião.

Durante 2014, as companhias, que operarão sob a denominação Renfe e SNCF, preveem ampliar frequências e destinos para atender a uma demanda estimada em um milhão de viajantes internacionais.

Por enquanto, o trajeto Barcelona-Paris será feito em TGV franceses, inicialmente do modelo Duplex Dayse, e espanhóis se dedicarão às outras linhas (Madri-Barcelona-Marselha, Barcelona-Lyon e Barcelona-Toulouse).

As linhas iniciadas transformam Barcelona em um 'hub' de comunicações ferroviárias, já que permitirão conectar a rede espanhola de TGVs com a francesa, tornando possível a conexão ferroviária com o norte da Europa. 

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaFrançaMetrópoles globaisPaíses ricosParis (França)Piigs

Mais de Mundo

Exército israelense anuncia pausa diária nas operações em uma região de Gaza

Cúpula pela paz na Suíça reafirma integridade da Ucrânia, mas pede negociações com a Rússia

Brasil é 3º país mais inseguro da América do Sul, diz Global Peace Index

Candidato à presidência denuncia 'prisão arbitrária' de assistentes na Venezuela

Mais na Exame