Televisão egípcia confirma detenção de líder Mohammed Badie

Badia, líder máximo da Irmandade Muçulmana, foi detido na cidade de Marsa Matruh, localizada no litoral mediterrâneo e próxima à fronteira com a Líbia

Cairo - A televisão estatal do Egito confirmou hoje a detenção do guia espiritual da Irmandade Muçulmana, Mohammed Badie, que tinha sido acusado de instigar o assassinato de manifestantes pacíficos contra o deposto presidente Mohamed Mursi.

Badie, líder máximo do grupo, foi detido na cidade de Marsa Matruh, localizada no litoral mediterrâneo e próxima à fronteira com a Líbia.

A Promotoria ordenou nesta quinta-feira a detenção de Badie e do "número dois" da Irmandade, Jairat al Shater, depois de comprovada a "veracidade" dos testemunhos apontando que ambos provocaram o assassinato de manifestantes que protestavam na frente da sede do grupo no Cairo.

Fontes de segurança explicaram que Shater também foi detido, apesar de não haver confirmação oficial a respeito.

O presidente deposto continua em paradeiro desconhecido, embora uma fonte da Irmandade Muçulmana tenha dito que ele foi separado de sua equipe presidencial e levado ao Ministério da Defesa, onde está retido.

Além disso, a justiça egípcia emitiu uma ordem para proibir a saída de Mursi do país, que está sendo investigado pelas acusações de ter insultado o Poder Judiciário junto a outros oito dirigentes da Irmandade Muçulmana.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.