Mundo

Tatuagem nazista impede barítono russo de cantar na Alemanha

Evgueni Nikitin tem imagens da cruz suástica tatuadas no peito quando era mais jovem

Evgueni Nikitin foi baterista e guitarrista de um grupo de rock heavy metal, quando fez tatuagens por todo o corpo (AFP)

Evgueni Nikitin foi baterista e guitarrista de um grupo de rock heavy metal, quando fez tatuagens por todo o corpo (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2012 às 16h43.

O barítono russo Evgueni Nikitin, que deveria interpretar o papel principal da nova produção da ópera "O Navio Fantasma" no Festival de Bayreuth, na Alemanha, desistiu de atuar devido à polêmica envolvendo uma tatuagem nazista que fez durante a juventude, a quatro dias do início do espetáculo.

"Decidi renunciar ao meu papel no Festival de Bayreuth (...). Não tinha consciência do alcance e da irritação que estes símbolos podem causar, especialmente em Bayreuth", declarou o barítono, de 38 anos, em sua página na Internet.

"Fiz estas tatuagens quando era jovem. Foi um grande erro na minha vida e não pretendo repeti-lo jamais", destacou Nikitin, primeiro russo a obter o papel principal no Festival de Bayreuth, dedicado ao compositor Richard Wagner.

A polêmica ganhou força na noite de sexta-feira, quando o programa cultural do canal estatal alemão ZDF exibiu imagens da cruz suástica de Nikitin tatuada no peito.

Na juventude, Evgueni Nikitin foi baterista e guitarrista de um grupo de rock heavy metal, quando fez tatuagens por todo o corpo, revelou a ZDF.

Mais de Mundo

Opositor de Maduro, González vai de casa em casa para se proteger na Venezuela, diz seu advogado

Controlador de tráfego aéreo é encontrado dormindo em aeroporto na Austrália

Hong Kong começa ano letivo com ensinamentos de Xi Jinping como matéria obrigatória

Candidato de extrema-direita assumirá vice-presidência da Comissão Europeia, diz jornal alemão

Mais na Exame