Sobe para 29 o total de mortos por tufão no Vietnã; 13 desaparecem após colapso de ponte
Neste domingo, o tufão começou a perder força e passou a ser classificado como tempestade tropical pelas autoridades
Agência de Notícias
Publicado em 9 de setembro de 2024 às 08h38.
Pelo menos 13 pessoas estão desaparecidas depois de uma ponte ter desabado nesta segunda-feira, 9, no Vietnã por causa do aumento do nível das águas e à tempestade causada pelo tufão Yagi , que reduziu sua intensidade, mas continua causando estragos na zona norte do país, onde deixou quase 30 mortos.
As autoridades estão investigando as circunstâncias do incidente e os danos causados pelo colapso da ponte, que tinha cerca de 375 metros de comprimento e ligava dois distritos sobre o Rio Vermelho, na província de Phu Tho, afirmou o jornal online “VN Express”.
Várias testemunhas relataram que havia vários carros e motos quando a ponte caiu sobre o rio.
De acordo com o último relatório, pelo menos 29 pessoas morreram e outras três estão desaparecidas devido à passagem do tufão Yagi, que atingiu o norte do Vietnã no sábado com fortes chuvas e ventos sustentados de 118 quilômetros por hora, além de rajadas de até 149 quilômetros por hora.
Há também 229 feridos por causa do tufão, que no domingo começou a perder força e passou a ser classificado como tempestade tropical pelas autoridades.
No entanto, o Departamento Meteorológico vietnamita alertou hoje para fortes chuvas e para o perigo de inundações e deslizamentos de terra devido à tempestade.
A caminho do Vietnã, o tufão atravessou na sexta-feira a província insular chinesa de Hainan, onde deixou pelo menos dois mortos e 92 feridos, além de mais de 1,5 milhões de casas sem eletricidade.
Antes, no início da semana, Yagi cruzou o norte da ilha filipina de Luzon, onde fica Manila, onde as equipes de emergência relataram em sua última atualização 20 mortos, 26 desaparecidos e 22 feridos.
A tempestade tropical deverá atravessar hoje em direção ao extremo norte do Laos e continuar em direção à China e a Myanmar.