Separação do Sul do Sudão recebe 99,5% de votos em referendo, dizem dados
Os eleitores residentes no Sul representaram 95,5% dos 3,93 milhões de cidadãos com direito a voto no referendo
Da Redação
Publicado em 9 de março de 2011 às 16h15.
Cartum - Dados provisórios divulgados neste domingo indicam que 99,5% dos eleitores do Sul do Sudão votaram a favor da separação da região meridional no referendo de autodeterminação realizado entre os últimos dias 9 e 15.
A Comissão do Referendo do Sul do Sudão (SSRC, na sigla em inglês) informou em comunicado que essa porcentagem não inclui eleitores naturais da região autônoma que vivem no Norte do Sudão nem em oito países estrangeiros.
Os eleitores residentes no Sul representaram 95,5% dos 3,93 milhões de cidadãos com direito a voto no referendo.
Está previsto que os resultados definitivos sejam anunciados no dia 2 de fevereiro se não houver apelações judiciais. Caso haja, o dia do anúncio será 14 de fevereiro.
No último dia 23, o mesmo organismo revelou que 98,8% dos sudaneses do Sul votaram a favor da independência na consulta popular.
Em discurso em Juba, capital do Sul do Sudão, o presidente da região autônoma, Salva Kiir Mayardit, elogiou o resultado, que considerou "uma vitória para o povo do sul", e pediu tranquilidade à população até que termine o período de transição política, no dia 9 de julho.