Rússia provoca maior crise de refugiados na Europa desde 2ª Guerra, diz Zelensky
Ele realizou participação virtual na sessão de abertura da reunião do Conselho Ministerial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico
Estadão Conteúdo
Publicado em 9 de junho de 2022 às 11h18.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky , destacou nesta quinta-feira, 9, o grande impacto da invasão militar da Rússia, com milhões de pessoas fugindo de seu país, no que a autoridade qualificou como a maior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra. Ele realizou participação virtual na sessão de abertura da reunião do Conselho Ministerial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Zelensky disse que não se sabe ainda "que nova crise a Rússia está preparando para o mundo". Segundo ele, Moscou poderia usar armas de destruição em massa ou desviar recursos como a água da região. Nesse contexto, ele defendeu que se mantenha a pressão sobre a Rússia, com sanções e outras medidas, além de agradecer o apoio da OCDE.
O presidente ucraniano destacou o papel da Ucrânia na agricultura e pediu que outros países atuem para garantir que esse setor continue operando e exportando, para evitar uma crise alimentar global.
Ele defendeu também que se comece a reconstrução da Ucrânia logo após a guerra, para apoiar a população local. E também criticou "países e organizações internacionais" que, segundo ele, não estão reagindo ao que tem ocorrido. "Eles falam de geopolítica, quando não querem admitir que abriram mão de seus valores", criticou.
LEIA TAMBÉM:
Reunião entre Rússia e Turquia para corredor de grãos não gera grandes avanços
Ucrânia acusa Rússia de prender e torturar ao menos 600 pessoas em Kherson