Mundo

Rússia pretende aumentar em 10 vezes exportações de petróleo à Ásia

País quer participar dos planos europeus de construção de um mercado de petróleo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pretende elevar de 3% para 30% as exportações russas de petróleo e gás para a Ásia, nos próximos 15 anos, afirma o jornal britânico Financial Times. Especialistas questionam se a Rússia conseguirá descobrir reservas do óleo na Sibéria suficientes para manter o suprimento em um oleoduto que já está em construção e outros dois dutos de gás que deverão ligar o país à China.

"A Rússia possui mais reservas de petróleo que qualquer país do mundo. Nós temos nos comportado com responsabilidade e continuaremos agindo assim. Mas queremos participar da elaboração de uma regulamentação comum para o setor de energia, que deverá incluir regras para a produção, o transporte e o consumo de energia", diz o presidente russo.

O recado dirige-se à União Européia, a maior importadora de petróleo da Rússia, e que pretende construir um mercado europeu de petróleo. Até hoje, não existem produções nem dutos de gás na Europa. Putin indicou que está também interessado em fornecer combustível nuclear à União Européia, mercado atualmente dominado pela França.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge nordeste do Chile

Apagão global afeta aeroportos, comitê das Olimpíadas, canal de TV e bolsa de valores

Trump diz que quer ser 'presidente de todos' e detalha tiro que levou em 1º discurso após atentado

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Mais na Exame