Mundo

Rússia leva ao espaço bandeiras de regiões separatistas da Ucrânia

No domingo, as forças ucranianas anunciaram sua retirada desta cidade estratégica, o que facilitou aos militares russos e aos separatistas pró-russos conseguir o controle da região de Lugansk

 (AFP/AFP)

(AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 4 de julho de 2022 às 15h58.

Última atualização em 4 de julho de 2022 às 16h12.

Priorizar nos meus resultados Google

Três cosmonautas russos levaram ao espaço as bandeiras dos territórios separatistas autoproclamados de Lugansk e de Donetsk, na Ucrânia, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), segundo uma publicação no Telegram da agência espacial russa Roscosmos.

"Celebramos tanto em terra quanto no espaço", diz a publicação com fotos dos cosmonautas Oleg Artemiev, Denis Matveiev e Sergei Korsakov com as bandeiras de ambas as "repúblicas" do leste da Ucrânia a bordo da ISS.

"As forças russas e de Lugansk conseguiram o controle total de Lysychansk, a última grande cidade do RPL", a República Popular de Lugansk, disseram.

No domingo, as forças ucranianas anunciaram sua retirada desta cidade estratégica, o que facilitou aos militares russos e aos separatistas pró-russos conseguir o controle da região de Lugansk.
"Estamos convencidos de que o 3 de julho de 2022 estará para sempre gravado na história da República. Cidadãos da República popular aliada de Donetsk, esperem!", acrescentou a Roscosmos em sua publicação.

A tomada de Lysychansk foi essencial para o plano russo de conquista de todo o Donbass, uma bacia industrial parcialmente controlada pelos separatistas pró-russos desde 2014.

Para as forças ucranianas, a urgência é agora conter o avanço russo para o oeste, onde estão duas grandes cidades da região vizinha de Donetsk, Sloviansk e Kramatorsk.

LEIA TAMBÉM: 

Vídeo registra maior explosão do século em Júpiter: assista

Acompanhe tudo sobre:GuerrasEspaçoRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Trump diz que os EUA terão 'presença militar' na Groenlândia em acordo com a Dinamarca

Trump proíbe acesso de CNN, MS NOW e Politico à Casa Branca por ‘fake news’ sobre governo

Aos 70 anos, Feira de Cantão terá 32 mil empresas na 140ª edição

Eleições nos EUA iniciam votação antecipada em disputa pelo controle do Congresso