Mundo

Rússia emite mandado de busca contra presidente ucraniano Volodymyr Zelensky

Também foi emitida outra ordem de busca contra o ex-presidente ucraniano Piotr Poroshenko, antecessor de Zelenski que ficou no poder até 2019

Zelensky: jornalista que o acompanhou no bunker aponta caminhos para o fim da guerra  (NurPhoto/Colaborador/Getty Images)

Zelensky: jornalista que o acompanhou no bunker aponta caminhos para o fim da guerra (NurPhoto/Colaborador/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 4 de maio de 2024 às 15h43.

Última atualização em 4 de maio de 2024 às 15h44.

Tudo sobreUcrânia
Saiba mais

A Rússia emitiu um mandado de busca contra o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, devido "ao abrigo de um artigo de código penal". O anúncio, que não entra em maiores detalhes, foi feito neste sábado, 4, no site do Ministério do Interior russo.

Também foi emitida outra ordem de busca contra o ex-presidente ucraniano Piotr Poroshenko, antecessor de Zelenski que ficou no poder até 2019.

Em outra nota, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia afirma que a inclusão de Zelensky na lista de procurados pela Rússia demonstra "o desespero da máquina estatal russa e da propaganda, que estão atônitas sem saber o que mais inventar para chamar atenção".

O ministério ucraniano também afirmou que "ao contrário dos anúncios russos sem valor, o mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional contra o ditador russo Vladimir Putin por acusações de crimes de guerra é real e aplicável em 123 países".

Acompanhe tudo sobre:GuerrasUcrâniaRússia

Mais de Mundo

Chefe de Governo alemão pede a Milei para prestar atenção à 'coesão social'

Calor extremo mata mais de mil pessoas durante peregrinação a Meca

Ministro israelense viaja a Washington para negociações cruciais sobre guerra em Gaza

Trump pede apoio de evangélicos nas eleições de novembro

Mais na Exame