Mundo

Rússia deve investir US$ 87 bilhões em energia até 2010

País quer preparar a infra-estrutura necessária para o crescimento da economia e driblar a crise do setor

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Rússia iniciou um processo abrangente de liberalização da indústria de energia do país que aponta para  investimento de 87 bilhões de dólares até 2010, como forma de preparar  infra-estrutura necessária para o crescimento da economia e driblar a crise do setor, de acordo com o americano The Wall Street Journal.

Investidores privados, incluindo estrangeiros, terão chance de atuar com as próprias companhias de geração, vendendo a energia produzida no mercado livre de preços. Será oferecida a chance de investir nas 20 companhias de geração de energia já existentes no país ou de construir plantas que estarão capacitadas para comercializar toda a produção nesse mercado. O país também está planejando realizar uma oferta pública de ações de algumas companhias de geração de energia, voltada para investidores ocidentais, prevista para novembro.

Segundo The  Wall Street Journal, alguns investidores e analistas criticaram os recentes planos de liberalização por serem muito tímidos, principalmente porque as mudanças para o livre mercado de preços levarão de cinco a 15 anos para serem implementadas.

Nos últimos cinco anos, a economia russa tem registrado crescimento médio anual de 5%. Os preços de energia no atacado praticamente triplicaram em dólar desde o ano 2000 e tende a aumentar 69% até 2011.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge nordeste do Chile

Apagão global afeta aeroportos, comitê das Olimpíadas, canal de TV e bolsa de valores

Trump diz que quer ser 'presidente de todos' e detalha tiro que levou em 1º discurso após atentado

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Mais na Exame