Mundo

Rei Juan Carlos abdica em favor do príncipe Felipe

Motivos da abdicação do Rei da Espanha ainda não foram revelados


	Rei Juan Carlos I: rei da Espanha chegou ao trono em 22 de novembro de 1975
 (César Manso/AFP)

Rei Juan Carlos I: rei da Espanha chegou ao trono em 22 de novembro de 1975 (César Manso/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2014 às 06h17.

Madri - O rei Juan Carlos abdicou nesta segunda-feira em favor do príncipe Felipe, anunciou o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, em uma declaração institucional.

Juan Carlos I, de 76 anos, divulgará hoje os motivos de sua abdicação, antecipou Rajoy, informando que o monarca lhe comunicou de seu convencimento de que é o melhor momento para que possa acontecer com toda normalidade a mudança na Chefia de Estado e a transmissão da Coroa ao Príncipe das Astúrias.

O rei da Espanha chegou ao trono em 22 de novembro de 1975.

Seu filho, Felipe de Bourbon, de 46 anos, se tornou Príncipe das Astúrias, título do herdeiro da Coroa espanhola, em janeiro de 1977.

O presidente do Governo lembrou o papel do rei na transição democrática e disse que "foi um defensor infatigável" dos interesses da Espanha.

"O rei deixa uma impagável dívida de gratidão a todos os espanhóis", afirmou Rajoy em seu pronunciamento no Palácio da Moncloa, sede do Executivo.

Rajoy acrescentou que convocou para esta terça-feira um Conselho de Ministros extraordinário para tramitar a renúncia do rei ao trono, mediante a aprovação de uma Lei Orgânica como estabelece a Constituição espanhola.

"Quero transmitir que este processo se desenvolverá em um contexto de estabilidade institucional e como prova da maturidade de nossa democracia", disse Rajoy.

O Presidente do Governo explicou que espera que em um prazo "muito breve" o parlamento proclame como rei ao príncipe Felipe.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaPiigsPolítica

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia