Estrela democrata, AOC é reeleita com 69% dos votos

Em uma live realizada na Twitch, voltada para streaming de games, a democrata conseguiu bater o recorde de de 400.000 espectadores simultâneos
AOC: democrata foi reeleita nesta terça (William B. Plowman/NBC/Getty Images)
AOC: democrata foi reeleita nesta terça (William B. Plowman/NBC/Getty Images)
Por Tamires VitorioThiago Lavado

Publicado em 04/11/2020 às 00:16.

Última atualização em 04/11/2020 às 01:07.

A democrata Alexandra Ocasio-Cortez, a mulher mais jovem para fazer parte da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, foi reeleita nesta terça-feira, 3. Além de sua posição política forte, AOC (como é conhecida) também é famosa em um âmbito totalmente oposto à política --- ou nem tanto assim.

Em uma live realizada na Twitch, voltada para streaming de games, a democrata conseguiu bater o recorde de de 400.000 espectadores simultâneos durante a transmissão. Um feito e tanto, mas que ia além de somente jogar Among Us.

Na live, Cortez fez um apelo para que os jovens votassem nas eleições deste ano, cujos resultados começaram a ser apurados nesta terça. O objetivo de AOC, que tem 30 anos, era fazer com que as pessoas fossem às urnas.

Além da estratégia digital, AOC disputou a reeleição pelo 14° distrito de Nova York contra o republicano John Cummings, em uma disputa com arrecadação reservada a poucas corridas nos Estados Unidos. No país, a disputa eleitoral para vagas na Casa dos Representantes acontece a cada dois anos e são distritais, com um candidato de cada partido disputando diretamente a cadeira. No final desta noite, ela foi reeleita com 69% dos votos --- número expressivo, mas menor do que os quase 80% que a elegeram em 2018.

Dados do Center for Responsive Politics, apontam que a corrida entre os dois é a segunda mais cara do país para este ciclo eleitoral, acumulando 26 milhões de dólares em doações. Cummings, que é professor em uma escola no Bronx e ex-policial, arrecadou a menor parte do montante, pouco menos de 10 milhões de dólares.

Tom Doherty, um estrategista do Partido Republicano, afirmou ao New York Times que a arrecadação massiva de Cummings veio que pessoas que estão dispostas a investir numa derrota de AOC, como é conhecida a congressista. “Eu garanto que 75% dos contribuidores dele não sabem nada sobre ele”, disse.

A franca favorita para levar a cadeira no Congresso, AOC, como é conhecida, arrecadou expressivos 17 milhões de dólares. Ela é conhecida por sua participação nas redes sociais e carisma em questionamentos na Câmara dos Representantes. Ocasio-Cortez também tem uma plataforma mais alinhada com social-democracia de Bernie Sanders, e dividiu politicamente o eleitorado americano.

AOC é uma notória defensora de educação superior gratuita, abolição de políticas restritivas à imigração e da elaboração de um pacote de investimentos com consciênica ambiental, chamado Green New Deal, que prevê investimento trilionários pelo governo em geração de empregos e infraestrutura.