O governo da Alemanha afirmou nesta segunda-feira, 30, que a queda de um avião, fabricado pela Embraer e operado pela Azerbaijan Airlines (AZAL), no Cazaquistão, resultando na morte de 39 dos 67 ocupantes, não teria ocorrido sem a guerra da Rússia contra a Ucrânia.
“No panorama geral, este incidente, esta morte trágica de tantas pessoas, provavelmente não teria ocorrido se a Rússia não estivesse travando sua terrível guerra de agressão contra a população civil da Ucrânia no terceiro inverno de guerra”, lamentou a porta-voz adjunta do Ministério das Relações Exteriores alemão, Kathrin Deschauer, durante uma coletiva de imprensa.
A porta-voz enfatizou que a situação reforça a necessidade de fortes exigências a Moscou. “Neste terceiro inverno de guerra,a conduta desumana e brutal da Rússia contra a população civil ucranianatambém está afetando outras pessoas”, afirmou Deschauer.
Ela destacou que cabe aos países envolvidos investigar o ocorrido e citou as declarações do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, que mencionou a possibilidade de uma derrubada sobre o território do Cazaquistão.
Declarações e condolências
O Ministério das Relações Exteriores alemão também expressou condolências em nome do governo às famílias das vítimas. “Este é um incidente muito sério e dramático”, concluiu Deschauer.
avi
Queda de avião no Cazaquistão no dia de Natal
2 /4Nesta foto de folheto divulgada pelo Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão em 26 de dezembro de 2024, especialistas em emergência trabalham no local do acidente de um jato de passageiros da Azerbaijan Airlines perto da cidade de Aktau, no oeste do Cazaquistão. (Foto de folheto / Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão / AFP) / RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP / Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão / folheto" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS DE PUBLICIDADE - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES(Foto divulgada pelo Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão em 26 de dezembro de 2024)
3 /4Especialistas em emergência trabalham no local do acidente de um jato de passageiros da Azerbaijan Airlines perto da cidade de Aktau, no oeste do Cazaquistão, em 25 de dezembro de 2024. A aeronave Embraer 190 deveria voar para noroeste da capital do Azerbaijão, Baku, para a cidade de Grozny, na Chechênia, no sul da Rússia, mas, em vez disso, desviou-se para longe do curso através do Mar Cáspio. Ele caiu em 25 de dezembro de 2024 perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão. (Foto de Issa Tazhenbayev / AFP)(A aeronave Embraer 190 deveria voar para noroeste da capital do Azerbaijão, Baku, para a cidade de Grozny, na Chechênia, no sul da Rússia, mas, em vez disso, desviou-se para longe do curso através do Mar Cáspio)
4 /4Nesta foto de folheto divulgada pelo Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão, especialistas em emergência trabalham no local do acidente de um jato de passageiros da Azerbaijan Airlines perto da cidade de Aktau, no oeste do Cazaquistão, em 25 de dezembro de 2024. (Foto de folheto / Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão / AFP) / RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP / Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão / folheto" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS DE PUBLICIDADE - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES(Especialistas em emergência trabalham no local do acidente de um jato de passageiros da Azerbaijan Airlines perto da cidade de Aktau, no oeste do Cazaquistão, em 25 de dezembro de 2024)