Mundo

Pró-russos ganham parlamentares na Letônia, mas sem maioria para governar

Harmony Centre obteve 28,43% dos votos, com os quais conquista 34 das 100 cadeiras do Parlamento letão, segundo dados da apuração

Partido pró-russo confirmou a condição de favorito para ganhar as eleições indicada por todas as pesquisas durante a campanha eleitoral (Richard Heathcote/Getty Images)

Partido pró-russo confirmou a condição de favorito para ganhar as eleições indicada por todas as pesquisas durante a campanha eleitoral (Richard Heathcote/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2011 às 20h44.

Vilnius - O partido pró-russo Harmony Centre se tornou neste domingo a primeira força parlamentar da Letônia após ganhar as eleições deste sábado, mas sem o número de cadeiras nem aliados suficientes para formar o governo.

O Harmony Centre obteve 28,43% dos votos, com os quais conquista 34 das 100 cadeiras do Parlamento letão, segundo dados da apuração, que já chegou a 99,4% do total, informou a Comissão Eleitoral Central (CEC).

Em segundo lugar ficou o Zatlers Reform, fundado pelo ex-presidente Valdis Zatlers, com 20,73% dos votos (22 cadeiras), seguido pelo conservador Unity (18,75% e 19 cadeiras), Aliança Nacional (13,79 % e 13 cadeiras) e União de Agricultores e Verdes (12,12% e 12 cadeiras).

Estas cinco legendas são as únicas das 13 que participaram da votação que participarão da repartição proporcional das cadeiras do Parlamento.

O partido pró-russo, que na última legislatura era a segunda força parlamentar, com 29 cadeiras, confirmou a condição de favorito para ganhar as eleições indicada por todas as pesquisas durante a campanha eleitoral.

Segundo a Constituição letona, uma vez que a CEC entregue os resultados oficiais definitivos, o presidente do país deve encarregar à legenda mais votada da formação de uma coalizão de governo.

As eleições parlamentares antecipadas foram realizadas depois que os letãos se pronunciaram favoráveis à dissolução do Parlamento em um plebiscito convocado pelo agora ex-presidente Zatlers, que acusou o Legislativo de proteger deputados envolvidos em casos de corrupção.

A Letônia, antiga república soviética, com uma superfície de 64,59 mil quilômetros quadrados e uma população de pouco mais de 2,2 milhões de habitantes, é membro da Otan e da União Europeia desde 2004. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaPolíticaRússia

Mais de Mundo

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel