Exame Logo

PIB da zona do euro cresce no 3º tri por gasto pessoal e estatal

Alta no período foi de 0,4%, em comparação com o trimestre anterior

Sede do BCE: em comparação com o 3º tri de 2009, crescimento do bloco foi de 1,9% (Eric Chan/Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2010 às 07h46.

Bruxelas - O gasto do consumidor, os investimentos do governo e as exportações impulsionaram o crescimento econômico da zona do euro no período entre julho e setembro, mostraram dados nesta quinta-feira, confirmando estimativas anteriores de desaceleração no terceiro trimestre.

A agência de estatísticas da União Europeia informou que o Produto Interno Bruto (PIB) da área de 16 nações cresceu 0,4 por cento na comparação trimestral, após uma expansão de 1 por cento no segundo trimestre. A estimativa anterior era a mesma.

Veja também

Contra o terceiro trimestre do ano passado, a economia da zona do euro cresceu 1,9 por cento, após um avanço de 2,0 por cento em termos anuais no segundo trimestre.

Segundo a agência, o consumo pessoal contribuiu com 0,1 ponto percentual ao crescimento do PIB, enquanto o gasto do governo e o comércio exterior líquido adicionaram mais 0,1 ponto percentual cada. Após o forte crescimento do investimento e dos estoques no segundo trimestre, sua contribuição ao PIB do terceiro trimestre foi zero.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPIBUnião Europeia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame