Pessoas próximas a Trump questionam se tratamento afeta seu estado mental
Trump está sendo tratado com dexametasona, um esteróide que pode alterar o estado mental e é tipicamente utilizado em casos graves de covid
Bibiana Guaraldi
Publicado em 7 de outubro de 2020 às 10h31.
Última atualização em 7 de outubro de 2020 às 11h41.
Pessoas próximas a Donald Trump questionam se esteróides usados por ele no tratamento da covid-19 estariam afetando suas capacidades mentais, informa o site Business Insider.
Trump foi hospitalizado na última sexta-feira, 2, após ter a confirmação de estar com covid-19. Ele foi tratado com oxigênio suplementar, um coquetel experimental de anticorpos e dexametasona, um esteróide que pode alterar o estado mental e é tipicamente utilizado em casos graves de covid.
O presidente começou o tratamento com dexametasona no sábado, e deve continuar pelo tempo necessário, disse o médico Brian Garibaldi, membro da equipe médica do presidente. Trump permaneceu no hospital por três noites, voltando à Casa Branca nesta segunda, 5, apesar de ainda estar infectado.
Na terça à noite, de forma inesperada, Trump tuitou que havia ordenado à equipe econômica que cancelasse negociações com democratas sobre um novo pacote de estímulo até depois das eleições presidenciais, em novembro, o que afetou fortemente o mercado financeiro.
O próprio Trump voltou a tocar no assunto horas depois. Em sua conta no Twitter, o presidente americano afirmou que aceitaria de forma imediata uma proposta que estende o estímulo de pagamentos de 1.200 dólares.
De acordo com o New York Times, alguns assessores da Casa Branca estão questionando se o uso de dexametasona teria afetado as decisões. O esteróide pode alterar o estado mental, causando euforia, instabilidade emocional, irritação e psicose, informou Lewis Kaplan, presidente da Society of Critical Care Medicine, à ABC News.
O tratamento com esteróides normalmente é reservado a pacientes graves, e especialistas disseram à Business Insider que o fato de Trump estar sendo submetido ao tratamento pode significar que ele está recebendo tratamento excessivo, ou que pode estar mais doente do que sua equipe tem informado.
Segundo a revista Vanity Fair, fontes afirmaram que o filho mais velho do presidente, Donald Trump Jr, estaria preocupado pois seu pai estaria agindo de forma “louca” após a hospitalização, e que estaria considerando fazer uma intervenção por causa do comportamento de Trump.