Pesquisa aponta que 83% dos russos votarão em Putin em 2018
Putin anunciou que tentará a reeleição como candidato independente e não tem rival para ameaçar seu status como líder na corrida presidencial
EFE
Publicado em 20 de dezembro de 2017 às 07h07.
Moscou - Cerca de 83% dos russos estão dispostos votar no presidente da Rússia, Vladimir Putin , nas eleições presidenciais que serão realizadas no dia 18 de março do próximo ano, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, pelo jornal "Komsomolskaya Pravda".
O chefe do Kremlin, que no último dia 6 anunciou que tentará a reeleição como candidato independente, não tem rival para ameaçar, mesmo minimamente, seu status como líder na corrida presidencial.
O segundo colocado à Presidência da Rússia na pesquisa de intenções de voto, realizada pelo Centro de Estudos da Opinião Pública (VTsIOM, sigla em russo) é o líder do ultra-nacionalista Partido Liberal Democrático, Vladimir Zhirinovsky, com 4,1%.
O político ultra-nacionalista tem uma vantagem de 8 décimos percentuais do líder do Partido Comunista da Rússia, Guennadi Ziuganov, que está na terceira posição.
Muito mais atrás se encontra o líder do partido liberal Yabloko, Grigory Yavlinsky, com apenas 0,8%, seguido pelo empresário Boris Titov e a jornalista Ksenia Sobchak, com 0,7 e 0,3%, respectivamente.
Para este pesquisa, o VTsIOM incluiu apenas esses cinco candidatos e deixou de fora o líder da oposição extraparlamentar, Alexei Navalny, inabilitado de apresentar sua candidatura para as autoridades eleitorais por ter antecedentes criminais, decisão que o opositor recorreu na Justiça.