Mundo

Paris limita velocidade de carros a 30 km/h para reduzir acidentes

A cidade quer encorajar as caminhadas, o ciclismo e o uso do transporte público, disse o vice-prefeito David Belliard

Paris: outras cidades francesas com limite de velocidade de 30 km/h incluem Bordeax, Estrasburgo e Toulouse (Christian Hartmann/Reuters)

Paris: outras cidades francesas com limite de velocidade de 30 km/h incluem Bordeax, Estrasburgo e Toulouse (Christian Hartmann/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de agosto de 2021 às 13h05.

Última atualização em 30 de agosto de 2021 às 14h08.

As autoridades francesas esperam que as ruas de Paris fiquem mais seguras e silenciosas e menos poluídas a partir desta segunda-feira, com a entrada em vigor de um novo limite de velocidade para motoristas de 30 km/h.

A cidade quer encorajar as caminhadas, o ciclismo e o uso do transporte público, disse o vice-prefeito David Belliard à rádio Franceinfo. O novo limite de velocidade deve ajudar a reduzir a poluição, o ruído e o número de acidentes graves, disse. "Esta não é uma medida antiautomóveis", afirmou Belliard.

O limite de 30 km/h já se aplica a cerca de 60% da área de Paris, mas agora cobrirá toda a cidade. No entanto, algumas vias principais, como a Champs Elysees, estarão isentas, com o limite de velocidade permanecendo em 50 km/h.

"Queremos limitar [os veículos] às viagens essenciais", disse Belliard.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que conquistou um segundo mandato de seis anos em 2020, construiu quilômetros de novas ciclovias, proibiu carros antigos a diesel e tornou as margens do Sena livres de carros. Ela também está reduzindo as vagas de estacionamento na cidade em uma tentativa de limitar o tráfego de automóveis.

A prefeitura disse que a polícia será tolerante na aplicação do novo limite de velocidade nas primeiras semanas. Outras cidades francesas com limite de velocidade de 30 km/h incluem Bordeax, Estrasburgo e Toulouse.

  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME
Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoCarrosFrançaParis (França)PoluiçãoTrânsito

Mais de Mundo

Bandeira invertida coloca Suprema Corte dos EUA em apuros

Primeiro-ministro eslovaco passa por nova cirurgia e segue em estado grave

Vaticano alerta contra episódios imaginários relacionados a milagres e aparições

Governo Biden quer reclassificar maconha como droga de menor risco

Mais na Exame