Mundo

Para Del Bosque, escândalo na Itália é 'fatal para o futebol'

Del Bosque não acredita que os problemas afetarão o desempenho da seleção da Itália na Eurocopa

''Como homem do futebol, me faz muito mal o que acontece na Itália", disse (Wikimedia Commons)

''Como homem do futebol, me faz muito mal o que acontece na Itália", disse (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2012 às 21h47.

Berna (Suíça) - O técnico da Espanha, Vicente Del Bosque, comentou nesta terça-feira o escândalo de apostas que assola o futebol italiano, em que jogadores e treinadores são acusados de participação em manipulações de resultados.

Del Bosque não acredita que os problemas afetarão o desempenho da seleção da Itália na Eurocopa, que será disputada de 8 de junho a 1º de julho na Ucrânia e na Polônia, mas mesmo assim se mostrou bastante chateado com a situação.

''Como homem do futebol, me faz muito mal o que acontece na Itália. É um episódio fatal para o futebol, um esporte que muitos praticam e no qual há muita gente envolvida de forma paralela. Com isso, pode haver lugares onde as normas não são cumpridas. Não é para estar contente pelo que aconteceu, seja na Itália, Espanha ou qualquer outro país'', disse o técnico espanhol.

Itália e Espanha estão no grupo C da Euro e se enfrentarão logo na estreia, no próximo dia 10, na Arena Gdansk. A chave tem ainda a Irlanda e a Croácia.

Como preparação para o torneio continental, a ''Fúria'' enfrentará a Coreia do Sul nesta quarta-feira, em amistoso marcado para o Stade de Suisse, em Berna. Del Bosque revelou parte da equipe que será escalada e admitiu que usará jogadores que não estarão na Euro, como o lateral Monreal e o volante Beñat, além do meia Mata e do atacante Fernando Torres, campeões europeus pelo Chelsea.

''Mata e Torres estão bem após a euforia de terem sido campeões da Liga dos Campeões e se uniram ao grupo sem perceber a diferença. Eles jogarão em uma equipe competitiva, tentando fazer algo útil. (O goleiro) Pepe Reina jogará sua 25ª partida como titular, e não jogaremos apenas com os que estarão na Eurocopa, mas também participarão alguns dos que não irão (à Euro)'', comentou.

A Coreia do Sul é uma seleção que não traz boas recordações aos espanhóis. Em 2002, competindo em casa, os coreanos eliminaram a ''Fúria'' nas quartas de final, em uma partida de arbitragem polêmica.

''Foi um péssimo dia o futebol espanhol, não por ter jogado mal, mas por um erro do juiz que impediu que nossa equipe disputasse as semifinais. Todos os que estavam em campo, inclusive o técnico (José Antonio Camacho), não esquecerão isso pelo resto da vida'', lembrou Del Bosque.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEsportesEuropaFutebolItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame