Mundo

Para Del Bosque, escândalo na Itália é 'fatal para o futebol'

Del Bosque não acredita que os problemas afetarão o desempenho da seleção da Itália na Eurocopa

''Como homem do futebol, me faz muito mal o que acontece na Itália", disse (Wikimedia Commons)

''Como homem do futebol, me faz muito mal o que acontece na Itália", disse (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2012 às 21h47.

Berna (Suíça) - O técnico da Espanha, Vicente Del Bosque, comentou nesta terça-feira o escândalo de apostas que assola o futebol italiano, em que jogadores e treinadores são acusados de participação em manipulações de resultados.

Del Bosque não acredita que os problemas afetarão o desempenho da seleção da Itália na Eurocopa, que será disputada de 8 de junho a 1º de julho na Ucrânia e na Polônia, mas mesmo assim se mostrou bastante chateado com a situação.

''Como homem do futebol, me faz muito mal o que acontece na Itália. É um episódio fatal para o futebol, um esporte que muitos praticam e no qual há muita gente envolvida de forma paralela. Com isso, pode haver lugares onde as normas não são cumpridas. Não é para estar contente pelo que aconteceu, seja na Itália, Espanha ou qualquer outro país'', disse o técnico espanhol.

Itália e Espanha estão no grupo C da Euro e se enfrentarão logo na estreia, no próximo dia 10, na Arena Gdansk. A chave tem ainda a Irlanda e a Croácia.

Como preparação para o torneio continental, a ''Fúria'' enfrentará a Coreia do Sul nesta quarta-feira, em amistoso marcado para o Stade de Suisse, em Berna. Del Bosque revelou parte da equipe que será escalada e admitiu que usará jogadores que não estarão na Euro, como o lateral Monreal e o volante Beñat, além do meia Mata e do atacante Fernando Torres, campeões europeus pelo Chelsea.

''Mata e Torres estão bem após a euforia de terem sido campeões da Liga dos Campeões e se uniram ao grupo sem perceber a diferença. Eles jogarão em uma equipe competitiva, tentando fazer algo útil. (O goleiro) Pepe Reina jogará sua 25ª partida como titular, e não jogaremos apenas com os que estarão na Eurocopa, mas também participarão alguns dos que não irão (à Euro)'', comentou.

A Coreia do Sul é uma seleção que não traz boas recordações aos espanhóis. Em 2002, competindo em casa, os coreanos eliminaram a ''Fúria'' nas quartas de final, em uma partida de arbitragem polêmica.

''Foi um péssimo dia o futebol espanhol, não por ter jogado mal, mas por um erro do juiz que impediu que nossa equipe disputasse as semifinais. Todos os que estavam em campo, inclusive o técnico (José Antonio Camacho), não esquecerão isso pelo resto da vida'', lembrou Del Bosque.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEsportesEuropaFutebolItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos