Exame Logo

Os 10 piores países para os direitos humanos

Análise do Human Right Risk Atlas constatou que o número de países que apresentam risco extremo aos direitos humanos cresceu 70% nos últimos seis anos

Guilherme Dearo

Publicado em 8 de dezembro de 2013 às 05h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h22.

O Sudão sofre com conflitos internos há décadas. Desde 2011, quando o sul se tornou independente e foi criado o Sudão do Sul, a guerra se intensificou. Ainda há um conflito entre guerrilheiros muçulmanos e os cristãos. Desde os anos 1950, foram cerca de dois milhões de mortos e três milhões de refugiados.  Por lá, ainda há um braço forte da Al Qaeda .
  • 2. 7. Iraque

    2 /3(Spencer Platt/Getty Images)

  • Veja também

    O Iraque viveu uma guerra entre 2003 e 2011, quando os Estados Unidos invadiram o país para procurar armas de destruição em massa do ditador Saddam Hussein e tirá-lo do poder. Saddam acabou capturado e executado em 2006. Mesmo após o fim da guerra, o país não encontrou a estabilidade. Sunitas constantemente entram em conflito com o governo e há temor de uma guerra civil. Além disso, há braços da Al Qaeda operando no país.
  • 3. 8. Mianmar

    3 /3(Paula Bronstein/Getty Images)

  • Mianmar viveu quase cinco décadas de regimes militares, até que começou uma transição democrática em 2011. Com isso, muitos ativistas políticos foram libertados. Mesmo com as mudanças políticas, há intensos conflitos regionais, como no estado de Rakhine, que já obrigou mais de 140 mil pessoas a se refugiarem.
    Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁfricaÁsiaDireitos civisDitaduraGuerrasIraqueListasMianmarMortesNigériaOriente MédioPaquistãoRankingsSíriaSudão

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame