Mundo

Os 10 países mais baratos para quem quer morar fora — Brasil entrou para o ranking

Os países asiáticos dominaram a lista deste ano, conquistando seis das 10 primeiras posições

Vista de Saigon, no Vietnã, o melhor país para quem tem vontade de morar fora, segundo pesquisa (Reprodução / Getty)

Vista de Saigon, no Vietnã, o melhor país para quem tem vontade de morar fora, segundo pesquisa (Reprodução / Getty)

Publicado em 10 de julho de 2024 às 09h59.

Última atualização em 11 de julho de 2024 às 09h38.

Pelo quarto ano consecutivo, o Vietnã é o país mais acessível do mundo para quem quiser morar fora de sua terra natal, ocupando o primeiro lugar entre 53 destinos , de acordo com um estudo da consultoria InterNations e divulgado pela CNBC.

Mais de 12 mil pessoas em 174 locais espalhados pelo mundo participaram da pesquisa Expat Insider 2024, que forneceu informações sobre os melhores e piores lugares para viver, qualidade de vida, trabalho no exterior e finanças pessoais.

Para o Índice de Finanças Pessoais, a InterNations pediu aos entrevistados que classificassem os seus níveis de satisfação pessoal em três áreas: custo de vida geral, satisfação com a situação financeira e se o rendimento familiar disponível era suficiente para levar uma vida confortável.

Os dados foram utilizados para compilar o relatório, que permanece praticamente inalterado em relação ao ano passado, com exceção de um novo participante na lista — o Brasil (9.º) — que substitui a Malásia, que caiu do 5.º lugar em 2023 para o 11º este ano.

Aqui estão os 10 principais destinos para se morar no exterior levando em conta suas finanças pessoais, segundo a InterNations:

  • Vietnã
  • Colômbia
  • Indonésia
  • Panamá
  • Filipinas
  • Índia
  • México
  • Tailândia
  • Brasil
  • China

Dos entrevistados que vivem no Vietnã, 86% avaliam o seu custo de vida de forma favorável - isto é mais do dobro da média global de 40%, e 65% dos entrevistados no país dizem que estão satisfeitos com a sua situação financeira, em comparação com 54% globalmente.

Além disso, 68% dos entrevistados afirmam que o seu rendimento familiar disponível é mais do que suficiente para levar uma vida confortável, em comparação com 41% a nível mundial, mostrou o documento.

Os países asiáticos dominaram a lista deste ano, conquistando seis das 10 primeiras posições. O Sudeste Asiático, em particular, destacou-se com Vietnã, Indonésia, Filipinas e Tailândia, todos classificados entre os 10 primeiros.

Acompanhe tudo sobre:VietnãTurismo

Mais de Mundo

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Europa está em alerta vermelho por intensa onda de calor com incêndios e invasões de gafanhotos

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Mais na Exame