Mundo

Opep reduzirá produção de petróleo em 1 milhão de barris por dia

Cartel tenta frear a queda de preços do produto, que teve desvalorização de 25% em dois meses e meio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Para tentar conter a queda nos preços do petróleo, a Organização Mundial do Petróleo (Opep) anunciou que reduzirá a produção em 1 milhão de barris por dia. A entidade convocou para a próxima quinta-feira (19/10) uma reunião extraordinária na qual deverá ser definido o percentual de corte para cada um dos países-membros.

Nos últimos dois meses e meio, a cotação do óleo desabou 25%, fazendo com que a Opep retomasse a política de corte de produção, suspensa desde 2004. A decisão também foi baseada na projeção de demanda para 2006 e 2007, revista para baixo nesta segunda-feira (16/10). A entidade acredita que serão demandados 200 000 barris por dia a menos que o previsto inicialmente.

De acordo com a Opep, essa queda na procura é conseqüência do aumento no fornecimento por outros países, que não pertencem ao grupo. A estimativa da organização é de que estes países alcancem, em 2007, o maior crescimento em suas produções desde 1984.

Na última sexta-feira (13/10), o barril médio do cartel custava 54,90 dólares, 17,77 dólares a menos que os 72,67 dólares cotados no dia 8 de agosto, quando o petróleo bateu seu recorde de preço.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Europa está em alerta vermelho por intensa onda de calor com incêndios e invasões de gafanhotos

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Mais na Exame