Mundo

ONU pede investigação detalhada da queda de avião na Ucrânia

O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizará uma reunião de emergência nesta sexta-feira sobre a queda do avião da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia


	Boeing 777: aeronave foi abatida por um míssil terra-ar, mas origem do disparo ainda é incerta
 (AFP/Getty Images)

Boeing 777: aeronave foi abatida por um míssil terra-ar, mas origem do disparo ainda é incerta (AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2014 às 20h34.

Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigiu nesta quinta-feira uma "investigação internacional completa e transparente" sobre o avião comercial malaio que caiu no leste da Ucrânia com 295 pessoas a bordo.

Em uma breve declaração na sede das Nações Unidas, em Nova York, ele expressou suas "sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas, assim como ao povo da Malásia".

"Está claro que existe a necessidade de uma investigação completa, transparente e internacional", disse Ban aos jornalistas. Ban disse ter feito contato com a Organização Internacional de Aviação Civil para acompanhar os desenvolvimentos deste caso.

De sua sede em Montreal, a OACI ofereceu ajuda na investigação sobre as circunstâncias da queda do avião e destacou que "acompanha de perto as notícias sobre este trágico incidente e assegura a coordenação com todas as partes envolvidas".

O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizará uma reunião de emergência nesta sexta-feira sobre a queda do avião da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia, anunciaram fontes oficiais.

A reunião de emergência começará às dez da manhã em Nova York (11H00 Brasília), informou a presidência do Conselho, atualmente com Ruanda.

O Boeing 777, da Malaysia Airlines, partiu de Amsterdã com destino a Kuala Lumpur e caiu na quinta-feira no leste da Ucrânia, em uma região controlada pelos separatistas pró-russos.

A aeronave foi abatida por um míssil terra-ar, mas a origem do disparo ainda é incerta, informaram à AFP autoridades americanas.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoConselho de Segurança da ONUMalaysia AirlinesONUUcrânia

Mais de Mundo

Putin pede desculpas por queda de avião da Azerbaijan Airlines

Crise política afeta economia da Coreia do Sul

Geórgia se prepara para a posse de um presidente com posições ultraconservadoras e antiocidentais

Ataques israelenses matam ao menos 48 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24h