Mundo

OMS elogia proposta do Barça de proibir fumo no estádio

Fumar já está proibido nos corredores do Camp Nou, mas objetivo do clube espanhol é banir o cigarro também das arquibancadas

O time do Barcelona: esporte 'não se encaixa' com tabaco, declarou a OMS (David Ramos/Getty Images)

O time do Barcelona: esporte 'não se encaixa' com tabaco, declarou a OMS (David Ramos/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2011 às 14h03.

Oviedo, Espanha - A diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Neira, afirmou nesta quarta-feira que é "exemplar" a proposta do Barcelona de proibir o fumo no estádio Camp Nou.

A diretora afirmou que está "totalmente de acordo" com qualquer medida que vá a favor da saúde pública. Segundo ela, o esporte "não se encaixa" com o tabaco.

O Barcelona quer transformar o Camp Nou em um espaço sem cigarro e, por isso, sua direção aprovou nesta segunda uma campanha de conscientização para que os torcedores deixem de fumar no estádio.

A iniciativa do 'Camp Nou sem fumaça', como foi batizada, pretende promover "os valores da saúde, do esporte, do respeito e da proteção dos menores", explicou o porta-voz da direção do clube, Toni Freixa.

Por enquanto, e em aplicação da lei antitabaco que recentemente entrou em vigor, o clube "não permitirá fumar nos corredores do Camp Nou", explicou Freixa.

Paralelamente a esta proibição, amparada pela lei, o Barça fará distintas ações de recomendação e conscientização para que os sócios não fumem também nas arquibancadas.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolSaúdeSetor de esportes

Mais de Mundo

Guerra nas estrelas? EUA ampliam investimentos para conter ameaças em órbita

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos essenciais, diz diretora do Fed

Bandeira invertida coloca Suprema Corte dos EUA em apuros

Primeiro-ministro eslovaco passa por nova cirurgia e segue em estado grave

Mais na Exame