Mundo

OEA enviará missão ao Paraguai para avaliar crise política

O grupo será encarregado de monitorar a situação política e, posteriormente, informá-la ao Conselho Permanente da OEA

O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, expressou sua vontade de se encontrar com o presidente destituído, Fernando Lugo (World Economic Forum/Flickr)

O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, expressou sua vontade de se encontrar com o presidente destituído, Fernando Lugo (World Economic Forum/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2012 às 21h38.

Washington - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, anunciou nesta terça-feira que enviará uma missão especial ao Paraguai e a outros países do continente para avaliar a crise política provocada pelo impeachment do presidente Fernando Lugo.

O grupo será encarregado de monitorar a situação política e, posteriormente, informá-la ao Conselho Permanente da OEA. ''Vou me preparar para informar a este Conselho Permanente sobre a situação no Paraguai e também vou a outros países'', declarou o secretário durante uma sessão extraordinária sobre a crise política no Paraguai.

No entanto, em entrevista à imprensa após a reunião realizada pelo Conselho, Insulza disse que ainda não decidiu sobre se viajará pessoalmente ao Paraguai ou enviará ''uma delegação''. Segundo ele, a visita da OEA deve ocorrer ''provavelmente neste fim de semana''.

A decisão - tomada sem o consenso de todos os Estados-membros da OEA, mas que se encontra dentro das atribuições de Insulza - tem como objetivo preparar uma nova sessão extraordinária na semana que vem, que considerará a possibilidade de convocar uma Assembleia Geral extraordinária sobre o Paraguai.

O secretário-geral expressou sua vontade de se encontrar com o presidente destituído, Fernando Lugo, e com parlamentares do país, para ''buscar uma avaliação sobre o que aconteceu''. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrise políticaCrises em empresasImpeachmentParaguai

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro