Mundo

Obama lidera pesquisas, apesar de pessimismo dos americanos

O presidente dos EUA está à frente de seus possíveis rivais em popularidade na campanha para a eleição de 2012, segundo pesquisa divulgada pela revisa Time

Se as eleições fossem nesta semana, Obama obteria 46% dos votos (Jim Watson/AFP)

Se as eleições fossem nesta semana, Obama obteria 46% dos votos (Jim Watson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 14h24.

Washington- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está à frente de seus possíveis rivais em popularidade na campanha para a eleição de 2012, os republicanos Mitt Romney e Rick Perry, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela revisa Time.

A pesquisa foi feita pela empresa Abt SRBI, que consultou 1001 pessoas nos dias 9 e 10 de outubro, das quais 83% se descreveram como eleitores prováveis. A pesquisa de opinião admite uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Se as eleições fossem nesta semana, Obama obteria 46% dos votos, e Romney, ex-governador de Massachusetts, ficaria com 43%. Em relação a Perry, a pesquisa indicou que Obama teria 50% dos votos, contra 38% do governador do Texas. Já em uma hipotética disputa com o empresário Herman Cain, Obama venceria por 49% a 37%.

Em todos os casos, grande parte da força eleitoral de Obama vem das eleitoras. As mulheres dão uma vantagem de oito pontos percentuais a Obama sobre Romney (49% contra 41%), de 17 pontos sobre Perry (53% contra 36%), e de 21 pontos sobre Cain (53% a 32%), indicou a revista.

Ainda falta pouco mais de um ano para as eleições gerais nos Estados Unidos, e Obama é, por enquanto, o candidato indiscutível do Partido Democrata. Os republicanos, por sua vez, começarão em dois meses o processo de eleições primárias, das quais surgirá seu candidato. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia