Mundo

Obama e Romney estão empatados em 49%, diz pesquisa

A dois dias das eleições, a pesquisas assinala que não só estão empatados em apoios, mas também em outras áreas como opinião propícia dos candidatos


	Eleições Americanas: a pesquisa foi realizada entre 2 e 4 de novembro com 1.010 adultos
 (Getty Images)

Eleições Americanas: a pesquisa foi realizada entre 2 e 4 de novembro com 1.010 adultos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2012 às 05h34.

Washington - O presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição pelo partido democrata, Barack Obama, e o candidato republicano, Mitt Romney, estão empatados em 49% para as presidenciais da próxima terça-feira, segundo uma pesquisa publicada neste domingo pela "CNN".

A dois dias das eleições, a pesquisas "CNN"/ORC assinala que não só estão empatados em apoios, mas também em outras áreas como opinião propícia dos candidatos, com 52% para Obama e 51% para Romney.

Cerca de 56% acredita que Obama tem as qualidades que deve ter um presidente, enquanto 55% opina o mesmo de Romney.

A pesquisa é a quarta independente que indica empate entre os candidatos durante este fim de semana no qual visitaram algum dos estados decisivos como Ohio, Virgínia, New Hampshire, Pensilvânia, Iowa e Colorado.

O jornal "Politico" junto com a George Washington University preveem um empate de 48%; a pesquisa conjunta da "NBC" News/Wall Street Journal dá um ponto de diferença a favor de Obama com 48%, enquanto "The Washington Post" previa outro empate com 48%.

O número mais diferenciado foi a do Pew Center que previu para terça-feira 50% a favor de Obama, contra 47% de apoios a Romney, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Cerca de 53% das mulheres assinalaram que votarão em Obama, contra 44% dos homens, uma diferença de nove pontos "que poderia ser a maior desde 1996", assinalou o diretor de pesquisas da "CNN" Keating Holland.


Quanto a grupos de idade, ele assinalou que Obama "está tendo menos apoio entre os jovens que há quatro anos" e se mantêm empatados entre as pessoas da terceira idade, um grupo que perdeu em 2008 o senador John McCain, por oito pontos, lembrou Holland.

Romney continua liderando entre os eleitores brancos com 57% contra 40% de Obama.

Obama ultrapassa Romney entre os eleitores com um salário inferior a US$ 50 mil com 56%, contra 40% de Romney, uma percentagem que se reverte entre os eleitores com renda superiores a US$ 50 mil que apoiam com 52% Romney, contra 47% que aposta em Obama.

Os candidatos também dividem claramente as áreas geográficas do país. Assim, o Noroeste e o Meio Oeste são de Obama, enquanto o Sul, o Oeste e as zonas rurais são de Romney.

A pesquisa foi realizada entre 2 e 4 de novembro com 1.010 adultos, incluindo 918 registrados para votar e 693 eleitores com intenção de votar, e tem uma margem de erro de 3,5 pontos. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasMitt RomneyPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Grécia vai construir a maior 'cidade inteligente' da Europa, com casas de luxo e IA no controle

Seis mortos na Nova Caledônia, onde Exército tenta retomar controle do território

Guerra nas estrelas? EUA ampliam investimentos para conter ameaças em órbita

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos essenciais, diz diretora do Fed

Mais na Exame