Mundo

Obama declara lava no Havaí desastre de grandes proporções

Declaração tem o efeito de liberar dinheiro federal para ajudar a proteger as comunidades locais do avanço da lava

Lava de vulcão: borda frontal do fluxo de lava pausou a cerca de 170 metros da estrada para a vila Pahoa (Marco Garcia/Reuters)

Lava de vulcão: borda frontal do fluxo de lava pausou a cerca de 170 metros da estrada para a vila Pahoa (Marco Garcia/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2014 às 07h44.

Kailua-Kona - O presidente do Estados Unidos, Barack Obama, declarou como um desastre de grandes proporções o rio de lava que avança lentamente a partir da cratera Pu'u O'o do vulcão Kilauea, no Havaí, informou a Casa Branca.

A declaração tem o efeito de liberar dinheiro federal para ajudar a proteger as comunidades locais do avanço da lava, que em 27 de junho começou a se mover em direção a residências na principal ilha do Havaí, ameaçando a vila de Pahoa.

A borda frontal do fluxo de lava pausou a cerca de 170 metros da estrada para a vila Pahoa, a principal via de acesso para a localidade de cerca de 800 habitantes, na área onde antes ficava uma antiga plantação de cana-de-açúcar.

Nenhuma casa chegou a ser destruída e nenhum ferido foi registrado.

O fluxo continuou ativo até a segunda-feira, mas desde a última quinta-feira parou de avançar, de acordo com a Defesa Civil do Havaí. O comunicado acrescenta que as eleições devem ocorrer normalmente nesta terça nas seções eleitorais da área.

O Serviço Geológico de Observação de Vulcões dos EUA disse que um ramo da lava deslizava monte abaixo na segunda-feira, ao lado do fluxo maior que invadiu uma propriedade residencial na semana passada antes de parar.

O Kilauea encontra-se em erupção contínua a partir da cratera Pu'u O'o desde 1983. A casa mais recente a ser destruída pela lava na ilha principal foi na localidade de Royal Gardens, em Kalapana, em 2012.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDesastres naturaisEstados Unidos (EUA)HavaíPaíses ricosPersonalidadesPolíticosVulcões

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame