Novo mapa em passaporte chinês chama atenção dos EUA

Filipinas e Vietnã demonstraram insatisfação com o documento, que violaria sua soberania internacional

WASHINGTON - Os Estados Unidos vão levar à China suas preocupações com um novo mapa nos passaportes chineses que detalha reivindicações de Pequim sobre territórios marítimos disputados, o que causou alarme entre alguns países do Sudeste Asiático, afirmou o Departamento de Estado nesta terça-feira.

"Temos preocupações com esse mapa, que está causando tensão e ansiedade entre os Estados no mar do Sul da China", disse a jornalistas a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland. "Pretendemos levantar isso com os chineses, em termos de isso não ser útil para o ambiente que todos buscamos para resolver essas questões." Filipinas e Vietnã criticaram nos últimos dias o novo passaporte dotado de microchip, alegando que o mapa contido no documento viola a sua soberania internacional ao marcar águas disputadas como sendo território chinês.

A Índia, que também reivindica duas regiões do Himalaia marcadas no mapa como território chinês, está respondendo a isso emitindo vistos carimbados com a sua própria versão das fronteiras.

Os Estados Unidos, que têm pedido à China e aos seus vizinhos do Sudeste Asiático para que definam um código de conduta que marque um primeiro passo para a redução das tensões no mar do Sul da China, irão continuar aceitando os novos passaportes chineses, porque eles atendem aos padrões de um documento de viagem válido.

"Essa é uma questão diferente do que se é politicamente inteligente ou útil adotar medidas que antagonizem os países com os quais desejamos ver uma negociação acontecer", disse Nuland.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.