Exame Logo

Nos EUA, gays devem ter benefícios iguais aos dos héteros

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, anunciou hoje que instruiu o Departamento de Justiça a trabalhar com as diferentes agências judiciais

No último dia 26, o Supremo legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país (REUTERS/Joshua Roberts)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2015 às 12h47.

Washington - O governo americano ordenou nesta quinta-feira que às instituições judiciais do país concedam os mesmos benefícios matrimoniais aos casais homossexuais que já concedem aos casais heterossexuais, em cumprimento a decisão do Tribunal Supremo que legalizou os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, anunciou hoje que instruiu o Departamento de Justiça a trabalhar com as diferentes agências judiciais "para garantir que a decisão (do Tribunal Supremo) tenha total cumprimento em todo o governo federal".

No último dia 26, o Supremo legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país, uma ação que anulou o poder dos estados de proibir essas uniões e tornou o casamento gay um direito constitucional. Para a procuradora, essa é uma medida de "histórica".

O governo americano passou a apoiar abertamente o casamento entre homossexuais, depois que, pela primeira vez, o próprio presidente, Barack Obama , declarou respaldar a causa em 2012.

São Paulo – Com muitas opções de lazer e diversão garantida, alguns bairros pelo mundo são considerados os melhores locais para o público gay, principalmente quando se trata dos turistas. O site AlugueTemporada, representante no Brasil da HomeAway, fez uma seleção dos 10 bairros mais gay-friendly (amigáveis) ao redor do mundo. Castro, em São Francisco, e Ipanema, no Rio de Janeiro , estão entre eles.  Veja nas imagens quais são os 10 bairros que melhor acolhem os turistas gays pelo mundo.
  • 2. Ipanema, no Rio de Janeiro

    2 /8(Mike Vondran / Flickr Commons)

  • Veja também

    País: Brasil O Rio de Janeiro já foi eleito diversas vezes um dos principais destinos no mundo para o público gay. E a praia de Ipanema é um dos bairros com mais opções de lazer e entretenimento.   Entre as ruas Prudente de Morais e Barão da Torre há diversas opções de bares e restaurantes que ficam lotados o ano todo. A rua começa na altura do Posto 9 da praia de Ipanema e se destaca com as diversas bandeiras coloridas.
  • 3. San Telmo, em Buenos Aires

    3 /8(Wikimedia Commons/Marianocecowski)

  • País: Argentina San Telmo está localizado próximo à Plaza de Mayo e é referência do turismo gay na América Latina. O bairro é bastante boêmio e tem também diversas galerias de arte lojas tradicionais, além do famoso mercado de Pulgas aos domingos. O Pride Café e o Baires Folk, boate de música eletrônica, são duas atrações muito conhecidas da região. Já no Tango Queer é possível aprender a dança adotar o papel tradicional do homem e a mulher.
  • 4. Chueca, em Madri

    4 /8(Wikimedia Commons/Osanjose)

    País: Espanha O Chueca está localizado no centro de Madri, mais especificamente entre as ruas Fuencarral e Barquillo. É por lá que também acontece anualmente a Festa de Orgulho Gay. Por muito tempo Chueca foi considerado um bairro para evitar, mas desde os anos 90 é o epicentro da comunidade gay de Madri. A região foi remodelada e hoje é considerada uma das mais chiques e glamorosos da cidade.  Entre as opções de lazer, o Bodega Angel Sierra, bar fundado em 1.900, e as casas noturnas LI, A Noite e Delirio são garantia de diversão.    O Mercado de San Antón é outra ótima opção de passeio, principalmente para quem gosta de produtos gourmet.
  • 5. Bairro Alto, em Lisboa

    5 /8(Wikimedia Commons/Miguel)

    País: Portugal Bairro Alto é um dos mais centrais da capital portuguesa, ele fica bem próximo do Chiado. É nele que está a famosa casa noturna Lux, propriedade de John Malcovich e onde tocam os DJs famosos. Os bares Purex, para mulheres, e The Cock, para os homens, são também referências na região. Todos os anos, em setembro, acontece o Festival de Cine Gay Queer Lisboa.
  • 6. Le Marais, em Paris

    6 /8(PlotSpoiler/Wikimedia Commons)

    País: França Las Marais está localizado entre o III e o IV distrito de Paris e possui mais de 22 mil habitantes. A Festa do Orgulho Gay acontece todos os anos por lá. Além de ser considerado a sede da comunidade homossexual de Paris, o bairro acomoda a maior comunidade judaica da Europa.  A Rua Rosier é a mais famosa da região. Nela, os turistas encontram diversas lojas abertas até aos domingos e muitas opções de restaurantes.  Em Las Marais há também o parque Place des Voges. O L'As Du Fallafel e a Droguerie du Marais são duas opções para quem gosta de boa comida. O bairro também conta com o Museu Carnavelet, o Hotel de Valle, a Place de la Bastille, o Museu Picasso e o centro Georges Pompidou.
  • 7. Soho, em Londres

    7 /8(Divulgação/AlugueTemporada)

    País: Inglaterra Todos os anos, em junho, acontece no bairro do Soho a Festa do Orgulho Gay. É nele também que está localizada a rua mais gay-friendly da Europa - a Old Compton Street. Outra rua famosa da região é a Waldour Street, onde está o “The Marquee Club”, local que já foi palco para shows históricos que aconteceram em Londres.
  • 8. Falando em viagem...

    8 /8(sergwsq/Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCasamentoEstados Unidos (EUA)GaysLGBTPaíses ricosPersonalidadesPolíticosPreconceitos

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame