Mundo

"Não sobrará nada": tempestade tropical Pabuk atinge a Tailândia

Autoridades temem que Pabuk seja a pior tempestade tropical a atingir o país desde 1989. Cerca de 7 mil pessoas estão alojadas em abrigos

Mulher corre para casa enquanto a tempestade tropical Pabuk se aproxima. (Krittapas Chaipimon/Reuters)

Mulher corre para casa enquanto a tempestade tropical Pabuk se aproxima. (Krittapas Chaipimon/Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de janeiro de 2019 às 09h58.

Bangcoc - Chuva torrenciais, ventos e mar agitados castigam o sul da Tailândia, à medida que a tempestade tropical Pabuk se aproxima das costas, onde se encontram comunidades pesqueiras e resorts turísticos mundialmente famosos.

Autoridades temem que Pabuk seja a pior tempestade tropical a atingir o país desde 1989 e provoque danos generalizados à infraestrutura. Já há registro da morte de um pescador. Cerca de 7 mil pessoas estão alojadas em abrigos na província de Nakhon Si Thammarat, no sul do país, com as autoridades alertando que "não sobrará nada" nos balneários populares.

O número pode aumentar entre 30 mil e 80 mil evacuados apenas nesta província, disse à Agência Efe, Udomporn Kan, secretário do Departamento de Prevenção e Mitigação de Desastres da região.

Alguns dos destinos turísticos mais populares do país, incluindo as ilhas de Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao, além das ilhas do Mar de Andaman, como Phuket e Koh Phi Phi - que ficaram famosas pelo filme "The Beach" - devem ser afetadas pela tempestade durante a temporada de férias.

De acordo com último relatório do Departamento de Meteorologia, Pabuk avança lentamente com ventos sustentados de 75 km/h e sequências de até 95 km/h.

Fortes chuvas e ondas com a chegada da tempestade tropical Pabuk. (Bluechip IT Samui)

Tempestade incomum

A tempestade tropical foi descrita como "incomum" porque está ocorrendo fora da estação das monções na região. A última vez que algo semelhante aconteceu na Tailândia foi há três décadas.

Pabuk afetará grande parte da costa sul da Tailândia, com chuvas fortes e a ameaça de enchentes ou deslizamentos de terra.

O serviço de balsas para as ilhas turísticas de Samui, Tao e Phangan, foi cancelado e as autoridades locais prepararam um plano de evacuação em caso de risco de inundação.

A companhia aérea Bangkok Air anunciou o cancelamento de todos os voos para e a partir do aeroporto de Samui e acrescentou que irá atualizar as informações à medida que a tempestade se aproxime.

Outras companhias aéreas de baixo custo, como a Air Asia ou a Nok Air, também anunciaram o cancelamento de seus serviços para este dia em vários aeródromos da região sul.

Os ventos podem criar ondas de até 5 metros no Golfo da Tailândia e inundar parte da costa, segundo especialistas.

Várias pequenas populações pesqueiras cessaram suas atividades devido à tempestade, que afetará a região até amanhã.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisTailândia

Mais de Mundo

O que a viagem de Xi à Europa mostra sobre a estratégia da China para o futuro

Batida de trens em Buenos Aires deixa pelo menos 30 feridos

Kennedy Jr., que disputa eleições nos EUA, diz que verme no cérebro afetou sua memória

Rússia ataca Ucrânia em novo front pelo norte

Mais na Exame