Exame Logo

Nadine se fortalece e pode se tornar furacão amanhã

''Nadine'' está a cerca de 1.605 quilômetros das Antilhas Menores e apresenta ventos máximos sustentados de 75 km/h

Imagem de satélite da NASA mostra a então tempestade tropical Bolaven (D): Na temporada de furacões no Atlântico já se formaram 14 tempestades tropicais (Jeff Schmaltz/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2012 às 19h48.

Miami - ''Nadine'', a décima quarta tempestade tropical da temporada de furacões da bacia atlântica, ameaça se transformar amanhã, quinta-feira, em um ciclone ao leste das Antilhas Menores, mas não representa ameaça para áreas povoadas.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos informou em seu último boletim que ''Nadine'' está a cerca de 1.605 quilômetros das Antilhas Menores e apresenta ventos máximos sustentados de 75 km/h.

Veja também

A tempestade está indo para oeste-noroeste com uma velocidade de deslocamento de 28 km/h e, segundo os meteorologistas do NHC, fará um ''giro gradual rumo ao noroeste'' nas próximas 48 horas.

''Espera-se um fortalecimento de ''Nadine'' durante as próximas 48 horas'', e a tempestade poderia ''se transformar em um furacão na quinta-feira pela tarde ou noite''.

Na temporada de furacões no Atlântico, que começou em 1º de junho e irá até 30 de novembro, já se formaram 14 tempestades tropicais, das quais sete se transformaram em furacões: ''Chris'', ''Ernesto'', ''Gordon'', ''Isaac'', ''Kirk'', ''Leslie'' e ''Michael''.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) previu uma temporada muito ativa, com a formação de 12 a 17 tempestades tropicais das quais entre 5 e 8 poderiam se transformar em furacões.

Dos furacões, 2 ou 3 poderiam alcançar as categorias 3, 4 e 5, as maiores na escala Saffir-Simpson.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClimaDesastres naturais

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame