Mundo

Morre o ator britânico Albert Finney, indicado 5 vezes ao Oscar

O ator britânico protagonizou filmes famosos como "Um Caminho para Dois" e seu último trabalho foi em "007: Operação Skyfall" em 2012

 (Munawar Hosain/Getty Images)

(Munawar Hosain/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 8 de fevereiro de 2019 às 15h22.

Londres — O ator britânico Albert Finney, indicado cinco vezes ao Oscar, morreu aos 82 anos após uma breve doença, informou nesta sexta-feira a sua família.

Finney protagonizou filmes famosos como "Um Caminho para Dois" (1967), que contracenou com Audrey Hepburn, e "Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento" (2000), com Julia Roberts, que lhe rendeu a indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante em 2001.

Seu último trabalho na grande tela foi em "007: Operação Skyfall" em 2012.

"Albert Finney, de 82 anos, faleceu em paz depois de uma breve doença, com seus entes queridos a seu lado. A família pede privacidade neste triste momento", diz o comunicado de seus parentes.

Finney nasceu em 1936 e foi um ator de longa trajetória no cinema, com participação em mais de 60 filmes e cinco indicações para o Oscar, além de vários prêmios, como três Globos de Ouro e dois Bafta.

O ator, que foi particularmente famoso nos anos 1960 e 1970, foi indicado ao Oscar de melhor ator por "As Aventuras de Tom Jones" (1963), "Assassinato no Expresso Oriente" (1974), "O Fiel Camareiro" (1983) e "À Sombra do Vulcão" (1984), além da nomeação a melhor ator coadjuvante por "Erin Brockovich".

Nascido em Salford, no norte da Inglaterra, no seio de uma família de poucos recursos, o que lhe impediu de se formar na Universidade, Finney acabou se dedicando ao mundo da interpretação, o que lhe permitiu estudar na Real Academia de Arte Dramática.

Finney também foi ator de teatro e teve relativo sucesso ao interpretar peças de William Shakespeare no Teatro Nacional de Londres.

Além disso, fez o papel do personagem Hercule Poirot em "Assassinato no Expresso Oriente" e encarnou o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchil no filme "O Homem que Mudou o Mundo" (2002), feito para o canal "HBO" e que lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor Ator em minissérie ou filme para televisão.

Acompanhe tudo sobre:Atores e atrizesMortesOscar

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia