Moeda gera horas de atraso e evacuação de 150 pessoas de avião
Equipe de solo da aérea China Southern Airlines encontrou moedas próximas do motor e uma dentro. Voo acabou por atrasar mais de cinco horas
Gabriela Ruic
Publicado em 27 de junho de 2017 às 16h10.
Última atualização em 27 de junho de 2017 às 18h28.
São Paulo - O que era para se mais um voo de Xangai para Guangzhou (ambas na China ), cuja duração é estimada em pouco menos de duas horas, acabou se tornando uma dor de cabeça para passageiros e tripulação depois de um incidente que gerou um atraso de mais de cinco horas e a evacuação de 150 pessoas da aeronave.
Isso porque foram encontradas moedas próximos do motor da aeronave do voo 380, segundo o jornal chinês South China Morning Post. Elas teriam sido jogadas na máquina por uma idosa de 80 anos que, dizem testemunhas, o fez para dar boa sorte a todos na viagem. Nenhuma boa ação passa impune, diz o ditado.
O episódio foi testemunhado por outros passageiros, que alertaram a tripulação. A equipe de solo da companhia aérea, China Southern Airlines, entrou em cena para inspecionar tudo novamente e acabou encontrando nove moedas. Oito estavam do lado de fora, mas a senhora conseguiu acertar uma dentro do motor, relatou o jornal The Independent.
De acordo com o veículo, o capitão da aeronave alertou a todos para o perigo da ação, ainda que bem-intencionada, da senhora. Segundo ele, se sugadas pelo mecanismo, as moedas poderiam gerar graves problemas, inclusive uma pane geral.
Em tom de brincadeira, o site FlightRadar24, especializado no monitoramento da aviação civil em todo o mundo, repercutiu a notícia nas redes sociais. “Vamos fazer um anúncio de interesse público que jamais imaginamos ser necessário: não jogue moedas no motor de um avião. O voo chegou com 5 horas e 16 minutos de atraso. 34 minutos por moeda”, finalizou.