Mundo

Ministro do Japão faz previsão otimista após PIB

A economia japonesa registrou contração pelo terceiro trimestre consecutivo à taxa anualizada de 1,3% no segundo trimestre, em termos sazonalmente ajustados

A desaceleração foi inferior, entretanto, a expectativa dos economistas, de queda de 2,7% do PIB no segundo trimestre (Robert Laberge/Getty Images)

A desaceleração foi inferior, entretanto, a expectativa dos economistas, de queda de 2,7% do PIB no segundo trimestre (Robert Laberge/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2011 às 09h40.

Tóquio - O ministro da Economia do Japão, Kaoru Yosano, mostrou-se otimista em relação as perspectivas da economia, ao comentar os números sobre o Produto Interno Bruto (PIB), que mostraram contração menor do que a estimada no segundo trimestre. A economia registrou contração pelo terceiro trimestre consecutivo à taxa anualizada de 1,3% no segundo trimestre, em termos sazonalmente ajustados. A desaceleração foi inferior, entretanto, a expectativa dos economistas, de queda de 2,7% do PIB no segundo trimestre. No primeiro trimestre, a economia japonesa havia recuado 3,6% em termos anualizados.

Yosano atribuiu a contração ao choque causado na economia pelo terremoto e tsunami de 11 de março, acrescentando que vários indicadores econômicos recentes mostram que a atividade está ganhando estímulo. Ele previu um crescimento econômico "relativamente acentuado" no final deste ano. Yosano indicou, entretanto, preocupação com o fortalecimento do iene, afirmando que o governo deve tomar medidas para ajudar as empresas, como de financiamento às pequenas companhias.

Os gastos com consumo tiveram a principal contribuição ao PIB do segundo trimestre, caindo 0,1% no período, abaixo da estimativa de contração de 0,5%.

As exportações, entretanto, despencaram 4,9% em relação ao primeiro trimestre, refletindo o impacto do desastre natural na atividade econômica. Os investimentos residenciais caíram 1,9% e os estoques das empresas contribuíram em 0,3 ponto porcentual no PIB. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisIndicadores econômicosJapãoPaíses ricosPIBTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru