Mundo

Ministro da Argentina diz que país pagará credores de dívida

O Congresso argentino aprovou na quinta-feira um projeto de lei que permitirá que a nação pague a sua dívida emitida sob a lei estrangeira


	Dívida: a Argentina vai tentar contornar o bloqueio imposto pelo juiz do tribunal distrital de Nova York
 (Diego Giudice/Bloomberg News)

Dívida: a Argentina vai tentar contornar o bloqueio imposto pelo juiz do tribunal distrital de Nova York (Diego Giudice/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2014 às 18h10.

Buenos Aires - A Argentina vai pagar aos detentores da dívida soberana reestruturada graças a uma lei aprovada pelo Congresso nos últimos dias, e apesar do embargo imposto por um tribunal dos Estados Unidos, disse neste domingo o ministro da Economia, Axel Kicillof, a uma rádio local.

O Congresso argentino aprovou na quinta-feira um projeto de lei que permitirá que a nação pague a sua dívida emitida sob a lei estrangeira, em Buenos Aires ou em cidades fora da abrangência da Justiça dos EUA.

Com a lei, a Argentina vai tentar contornar o bloqueio imposto pelo juiz do tribunal distrital de Nova York, Thomas Griesa, que impede a transferência de dinheiro até que o país compense os detentores de títulos não pagos desde que cessaram os pagamentos em 2002.

"Com a lei de pagamento soberano, nós temos assegurado o próximo vencimento, até o fim de setembro, agora, em poucos dias, estaremos pagando novamente. Diante disso, eles não serão capazes de falar de 'default'", disse Kicillof à Radio Nacional Rock.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaDívidas de paísesEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido

Eleições na Romênia agitam país-chave para a Otan e a Ucrânia

Irã e Hezbollah: mísseis clonados alteram a dinâmica de poder regional

Ataque de Israel ao sul do Líbano deixa um militar morto e 18 feridos