Mexicano Edgar Tamayo é executado nos Estados Unidos

Segundo testemunhas da execução, ele se recusou a dizer suas últimas palavras antes da injeção letal

Huntsville - O preso mexicano Edgar Tamayo, de 46 anos, foi executado nesta quarta-feira com injeção letal na prisão de Huntsville, no Texas (EUA), confirmaram as autoridades da prisão.

Tamayo, segundo testemunhas da execução, se recusou a dizer suas últimas palavras antes da injeção letal que acabou com sua vida às 21h32 locais desta quarta-feira (1h32 de Brasília da quinta-feira).

A execução de Tamayo, condenado a morte pelo assassinato de um policial americano em 1994, aconteceu com atraso de três horas do horário previsto, devido à apresentação de um recurso de última hora que foi rejeitado pela Suprema Corte dos EUA.

A pedido do preso, nenhum de seus parentes presenciou seus últimos momentos, mas sua execução foi testemunhada por diversos familiares do agente assassinado, Guy Gaddis, entre eles a mãe e outros parentes próximos.

Nas horas anteriores à execução, Tamayo tinha confessado que estava "pronto" para morrer e que 20 anos no corredor da morte "é muito tempo", segundo fontes penitenciárias.

A execução do preso aconteceu apesar de vários protestos de organizações políticas e sociais internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Anistia Internacional, que denunciaram a falta de um julgamento justo e que Tamayo sofria de uma leve deficiência mental. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.