Marinha dos EUA cria força especial para América Latina e Caribe

Missão se destina a "construir aliança através de projetos de treinamento e engenharia para manter força capaz de dirigir rápida assistência humanitária"

Miami - O Comando Sul dos Estados Unidos, que coordena as atividades militares americanas na América Latina e no Caribe, preparou uma força de 300 integrantes da Marinha para ajudar a região em caso de desastre, informou nesta segunda-feira esta instituição militar.

Trata-se do quarto ano consecutivo em que o Comando Sul impulsiona a missão SPMAGTF-SC (MIAMI-Special-Purpose Marine, Air, Ground Task Force-Southern Command).

Esta missão anfíbia representa também um "grande passo para o desenvolvimento de uma força marítima multinacional que melhorará a resposta perante os desastres" que acontecem na região, acrescentou no comunicado o Comando Sul, com sede em Miami (Flórida).

A SPMAGTF-SC se destina também a "construir uma aliança através de projetos de treinamento e engenharia para manter uma força capaz de dirigir uma rápida assistência humanitária" em caso de "desastre ou emergência" na região.

O organograma prevê a distribuição dos integrantes da Marinha da missão SPMAGTF-SC, composta por 43 unidades, em El Salvador, Guatemala, Honduras, Belize e Colômbia para auxiliar em suas tarefas humanitárias, "no caso de um desastre maior".

"Ao olhar para o futuro, vemos parceiros como Brasil, Colômbia e Chile liderando o caminho para uma eventual força de tarefa multinacional anfíbia que possa proporcionar capacitação de segurança, assistência humanitária e resposta perante desastres para nossos amigos e parceiros na região", afirmou o major-general americano G. Bellon.

"Este grupo de trabalho e colaboração associada é uma peça-chave para nosso futuro de segurança compartilhada", acrescentou.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.