Mundo

Maduro nomeia presidente da PDVSA como ministro do Petróleo

O atual presidente da companhia petrolífera estatal PDVSA, Eulogio del Pino, é o novo ministro do Petróleo e da Mineração


	O atual presidente da companhia petrolífera estatal PDVSA, Eulogio del Pino, é o novo ministro do Petróleo e da Mineração
 (Stephen Ferry/Redux/latinstock)

O atual presidente da companhia petrolífera estatal PDVSA, Eulogio del Pino, é o novo ministro do Petróleo e da Mineração (Stephen Ferry/Redux/latinstock)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2015 às 11h05.

Caracas -O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira a nomeação do atual presidente da companhia petrolífera estatal PDVSA, Eulogio del Pino, como novo ministro do Petróleo e da Mineração.

Del Pino, que substitui Asdrúbal Chávez no cargo, combinará sua nova ocupação com a de presidente da PDVSA, informou o chefe de Estado venezuelano durante seu programa de televisão e rádio.

Maduro anunciou também a nomeação de Manuel Quevedo como novo ministro da Habitação, em substituição de Ricardo Molina, que, da mesma forma que Asdrúbal Chávez, se apresentará como candidato a deputado pelo governo nas eleições legislativas do próximo dia 6 de dezembro.

Com a nomeação de Del Pino à frente do Ministério e sua manutenção na companhia petrolífera estatal se unificam novamente os dois cargos que tinham sido separados após a saída de Rafael Ramírez em setembro de 2014 e sua transferência à chancelaria, que abandonou quatro meses depois.

Ramírez foi substituído então como titular de Petróleo por Asdrúbal Chávez, primo do falecido presidente venezuelano Hugo Chávez e que era até então vice-ministro dessa pasta.

Del Pino, que nesse momento era vice-presidente da PDVSA, passou a comandar a companhia petrolífera estatal, que desde 2002 era dirigida por Ramírez.

Após anunciar sua nomeação, Maduro destacou que Del Pino "faz parte de uma geração de especialistas petroleiros venezuelanos e mundiais". 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCombustíveisIndústria do petróleoPetróleoVenezuela

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil