Mundo

Maduro nomeia presidente da PDVSA como ministro do Petróleo

O atual presidente da companhia petrolífera estatal PDVSA, Eulogio del Pino, é o novo ministro do Petróleo e da Mineração


	O atual presidente da companhia petrolífera estatal PDVSA, Eulogio del Pino, é o novo ministro do Petróleo e da Mineração
 (Stephen Ferry/Redux/latinstock)

O atual presidente da companhia petrolífera estatal PDVSA, Eulogio del Pino, é o novo ministro do Petróleo e da Mineração (Stephen Ferry/Redux/latinstock)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2015 às 11h05.

Caracas -O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira a nomeação do atual presidente da companhia petrolífera estatal PDVSA, Eulogio del Pino, como novo ministro do Petróleo e da Mineração.

Del Pino, que substitui Asdrúbal Chávez no cargo, combinará sua nova ocupação com a de presidente da PDVSA, informou o chefe de Estado venezuelano durante seu programa de televisão e rádio.

Maduro anunciou também a nomeação de Manuel Quevedo como novo ministro da Habitação, em substituição de Ricardo Molina, que, da mesma forma que Asdrúbal Chávez, se apresentará como candidato a deputado pelo governo nas eleições legislativas do próximo dia 6 de dezembro.

Com a nomeação de Del Pino à frente do Ministério e sua manutenção na companhia petrolífera estatal se unificam novamente os dois cargos que tinham sido separados após a saída de Rafael Ramírez em setembro de 2014 e sua transferência à chancelaria, que abandonou quatro meses depois.

Ramírez foi substituído então como titular de Petróleo por Asdrúbal Chávez, primo do falecido presidente venezuelano Hugo Chávez e que era até então vice-ministro dessa pasta.

Del Pino, que nesse momento era vice-presidente da PDVSA, passou a comandar a companhia petrolífera estatal, que desde 2002 era dirigida por Ramírez.

Após anunciar sua nomeação, Maduro destacou que Del Pino "faz parte de uma geração de especialistas petroleiros venezuelanos e mundiais". 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCombustíveisIndústria do petróleoPetróleoVenezuela

Mais de Mundo

Incêndio em Los Angeles deixam 11 mortos e 13 desaparecidos

Ucrânia anuncia estar interrogando dois soldados norte-coreanos detidos

Colisão de bondes deixa pelo menos 20 feridos no nordeste da França; vídeo

Após posse de Maduro, governo Lula 'deplora' prisão e perseguição de opositores na Venezuela